ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

VI Jogos Desportivos Escolares

Marginal de Esposende recebeu Prova de Atletismo
dos Jogos Desportivos Escolares
 Cerca de 350 alunos disputaram esta manhã, na Av. Eng.º Arantes e Oliveira (Av. Marginal), em Esposende, a Prova de Atletismo dos VI Jogos Desportivos Escolares, organizada pelo Município de Esposende, em colaboração com os Agrupamentos da Escolas do concelho.
Apesar das condições meteorológicas adversas, a competição realizou-se, tal como estava previsto, com a participação dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, previamente apurados em provas realizadas nas respetivas escolas, nomeadamente Escola Secundária Henrique Medina e Escolas Básicas de Apúlia, de Marinhas, de Forjães e António Correia de Oliveira.


Assim, em Infantis A Femininos, o 1.º lugar foi alcançado por Filipa Soares, da EB de Apúlia, seguida de Daniela Eiras e de Beatriz Silva, ambas da EB António Correia de Oliveira. No escalão Infantis A Masculinos, sagrou-se vencedor David Pereira, da EB de Apúlia, Adolfo Ferreira ficou em 2.º lugar e Bernardo Soares em 3.º, ambos alunos da EB António Correia de Oliveira.
No que se refere aos Infantis B Femininos, venceu Liliana Eiras, da EB de Apúlia, seguindo-se Beatriz Couto e Dora Lemos, da EB de Marinhas. Em Infantis B Masculinos, os três lugares do pódio pertenceram a alunos da EB de Marinhas, nomeadamente Rafael Calheiros, Rodrigo Nogueira e Rafael Lopes.
No escalão de Iniciados Femininos, a vencedora foi Cláudia Faria, da EB de Apúlia, tendo Beatriz Abreu, da EB de Marinhas conquistado o 2.º lugar, seguida de Celina Faria, da Escola Secundária Henrique Medina. Em Iniciados Masculinos, o 1.º lugar coube a Vitor Barbosa, da Escola Secundária Henrique Medina, em 2.º ficou Diogo Abreu, da EB de Forjães e em 3.º classificou-se Rodrigo Passos, igualmente da EB de Forjães.
Relativamente aos Juvenis Femininos, subiram ao pódio Mónica Lima, Mariana Barbosa e Jéssica Coutinho, alunas da Escola Secundária Henrique Medina. Em Juvenis Masculinos, venceu Luis Duarte, da Escola Secundária Henrique Medina, seguido de Artur Ribeiro, do mesmo estabelecimento de ensino, e de Alexandre Vale, da EB de Marinhas.
No escalão de Juniores, em Femininos, os lugares do pódio foram ocupados por Mara Ferreira, Catarina Ribeiro e Beatriz Santos, da Secundária Henrique Medina, e, em Masculinos, Alfredo Maranhão, da EB de Marinhas, ficou em 1.º lugar, Anthony Lopes, da Escola Secundária Henrique Medina, classificou-se em 2.º lugar, e Bruno Figueiredo, da mesma escola, ocupou o 3.º lugar do pódio.
Os Jogos Desportivos Escolares inserem-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e visam promover uma formação desportiva a longo prazo, através de uma proposta complementar às atividades já desenvolvidas no âmbito do desporto escolar. O programa visa também fortalecer e fomentar, através de diversas modalidades, a relação entre a prática desportiva que é proporcionada pelas escolas e a que é desenvolvida pelo associativismo desportivo. Pretende-se, igualmente, criar um envolvimento entre as várias escolas do concelho, proporcionando um intercâmbio entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino, assim como promover uma iniciativa apelativa para a comunidade educativa.
Os Jogos Desportivos Escolares abrangem as modalidades de Atletismo - Prova de Estrada, Badminton, Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol e vão mobilizar, ao longo do ano lectivo 2014/2015, cerca de um milhar de crianças e jovens.