ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Biblioteca Municipal de Esposende

Biblioteca Municipal de Esposende apresenta livro “Terra da Paciência” de Francisco Ceia

31 de janeiro – 21h00

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai receber, no próximo sábado, dia 31 de janeiro, pelas 21h00, o conhecido ator e cantor Francisco Ceia, para a apresentação do seu mais recente livro, intitulado “Terra da Paciência”.

Francisco Ceia, que deu voz à banda sonora original da série televisiva "As Aventuras de Tom Sawyer", possui uma vasta carreira artística, com particular incidência no teatro e na música, tendo editado, em 2012, o seu primeiro livro, com o título “Jogo de Janelas”

Natural de Portalegre, Francisco Ceia inicia, em 1976, a sua carreira no teatro, primeiro como ator no CENDREV, em Évora, e depois como encenador e ator no Teatro do Semeador, companhia que funda em 1980, em Portalegre. A par do teatro, dedica-se à música, compondo, interpretando e apresentando espetáculos no país e no estrangeiro. Colabora ainda em vários programas da RTP como ator e músico, destacando-se a sua participação na série "A Casa do Mocho Sábio". A partir dos anos 80, dedica-se sobretudo à música, com participações no Festival Internacional “Womad” e no Festival RTP da Canção, tendo editado 14 trabalhos discográficos.

No plano literário, Francisco Ceia edita agora “Terra da Paciência” com o mesmo propósito de agitar e despertar consciências através da palavra e da leitura, embora com uma forma estilística bem diferente. A partir da observação atenta da humanidade e da realidade circundante, o autor extrai retratos que interpelam o leitor e o convidam à reflexão crítica da história social de ontem e de hoje.

Na sessão de apresentação da publicação, Francisco Ceia interpretará algumas canções como “Romanzeira” e “Tom Sawyer”, entre outras, estando disponível no final para uma sessão de autógrafos.
  
O Serviço de Comunicação e Imagem da CME