ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 30 de novembro de 2014

VDJ

  25- "Voz Desportiva do Jandirinha":
    30 de novembro de 2014
    Resultados das equipas da ADE-Esposende nos diversos escalões.
    Como já foi referido, Águia de Alvelos 0 Esposende 2, para a Divisão de Honra da A. F. Braga - jornada 11.

1ª Divisão da AFB:
Juniores-
jornada 9:
Esposende 2 Águias de Alvelos 2

2ª Divisão da AFB:
Juvenis-
jornada 9:
Águias de Alvelos 2 Esposende 0

VDJ

25- "Voz Desportiva do Jandirinha"-
 30-11-2014
                                       Pro-Nacional: jornada 15-
                             Marinhas 1 F. C. Amares 0           

Principais resultados da Divisão de Honra da A. F. Braga.- 11ª jornada:
Águias de Alvelos. 0 A. D. de Esposende 2
G.D. Prado ...........1 U. D. Vila Chã ...........0
U.S. Veríssimo..... 0 Forjães..................... 2
Marca .................. 1 Dumiense.................. 1

 Águias de Alvelos 0 A. D. Esposende 2

 Esposende, nesta 11ª jornada, da Divisão de Honra, conseguiu ir vencer ao reduto do Águias de Alvelos, no Campo Novo,  por duas bolas sem resposta e, pensamos nós, que  recomeçou a senda de vitórias, algo que não acontecia desde a transata  4ª jornada.
  Com esta importante vitória, a ADE ocupa agora o quarto lugar na tabela classificativa, com  dezanove pontos, sendo líder o Forjães, em igualdade pontual com o Prado, ambos com vinte e sete pontos.
   Na próxima jornada, a ADE receberá o Carreira no seu estádio Padre Sá Pereira e estamos convictos que a vitória estará ao alcance dos "Vikings do Cávado", uma equipa jovem e promissora.
   A "V.D.J.- C.M.L.B.- esteve a assistir ao jogo entre o Marca e o Dumiense que culminou com um empate a uma bola e a equipa de Vila Cova-Marca- consentiu o empate no tempo da compensação, tendo  o Dumiense desperdiçado uma grande penalidade.    O resultado ajusta-se ao jogo produzido por ambas as equipas, apesar do Dumiense ter estado a jogar, nos últimos quinze minutos, com menos um jogador que foi expulso por agressão  a um defesa do Marca.
    Em inferioridade numérica, o Dumiense  dominou o jogo e na parte final esteve prestes a vencer, não fosse a ineficácia dos seus atacantes.
    O Marca é um dos próximos adversários do Esposende daí a V.D.J- fazer uma observação à equipa de Vila Cova, apenas por mera curiosidade e para avaliar o valor da equipa desta simpática freguesia do Concelho de Barcelos onde tenho raízes familiares.

      Um até já desportivo da V.D.J.
      Carlos Manuel de Lima Barros

Esposende, 30 de novembro de 2014

CANTINHO DOS LOBOS DO MAR por Carlos Barros

CANTINHO DOS LOBOS DO MAR
por Carlos Barros

Os figos voadores…
  Tinha começado o ano escolar na Escola Primária de Esposende, no ano de mil novecentos e cinquenta e nove, e a criançada deixara, com custo, a ribeira,  preparando o escasso material escolar, para o colocar na pasta,  bolsa de linhagem ou de ganga roçada, feita de algumas calças velhas, já rotas…
  Do sul, partiram os “nómadas” à solta comandados pelo Tone Paquete, Dimas, Milo, Quim Travassos, em direcção à escola.  Alguns com a lousa partida e meio “ferrão”, debaixo do braço, com  dois livros esfarrapados emprestados pelos meninos “fidalgos”, os alunos lá partiram, desanimados, para as salas de aula da Escola Primária, onde os Professores, Carlos Martins, Agostinho, D. Loca, Miquinhas  Beirão e D. Isolina, os esperavam, em turmas de trinta e cinco a quarenta alunos.

sábado, 29 de novembro de 2014

“Os Verdes”

Comunicado do Conselho Nacional do PEV

O Conselho Nacional do Partido Ecologista Os Verdes, reunido em Lisboa, fez a análise da situação política nacional e internacional das quais destaca as seguintes questões:

Orçamento de Estado

O Orçamento de Estado aprovado pela maioria PSD/CDS-PP na passada terça-feira, mereceu a reprovação da bancada do PEV e representa o agravar da profunda crise económica, social e ambiental em que o país se encontra há largos anos. Estas políticas representam verdadeiros Crimes de Lesa-Pátria.

O Conselho Nacional de Os Verdes reforça a contestação a este Orçamento de Estado e manifesta grande preocupação face ao futuro do país e dos portugueses, com o prosseguimento desta política de austeridade.

Plano Diretor Municipal de Esposende

Participação na discussão pública da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Esposende
 1.     Introito
As regras atinentes à gestão e ocupação dos solos no nosso concelho, plasmadas, no fundamental, no PDM aprovado em 1993 e sucessivas alterações, foram fruto de escolhas e opções políticas erradas.
O PDM aprovado em 1993, tal como o PCP, então, denunciou, constituiu um instrumento de planeamento municipal legitimador da destruição do património paisagístico, natural e ambiental do concelho de Esposende. Estribada nesse PDM, a especulação imobiliária cresceu em roda livre e medraram os interesses a ela associados. De tudo resultou, irremediavelmente, a destruição do Pinhal e das paleodunas de Ofir, a destruição de parte significativa das zonas contíguas à praia de Apúlia, a destruição das zonas naturais (Pinhal) em Cepães – Marinhas. Esposende assistiu, em resultado de uma clara opção política vazada no PDM de 1993, a um período de verdadeira ditadura do betão. As construções na faixa litoral do nosso concelho cresceram a esmo. Daqui resultou a impermeabilização de solos, a descontrolada pressão humana sobre as zonas dunares ou confinantes com as mesmas, a pressão e aumento do tráfego automóvel. E não fosse a existência de outros instrumentos/planos de ordenamento (POOC, REN, RAN, PO da APPLE, POPNLN, etc.) que, apesar de tudo, nalgumas situações, serviram de travão à voragem destruidora que se abateu sobre o nosso concelho, então hoje estaríamos a falar da completa destruição de todas as zonas de elevado valor ecológico e ambiental. (recorde-se, por ex: o projeto de urbanização projetado para a restinga de Ofir que, graças a muita luta e à existência do POOC, não avançou).

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Evento internacional de culturismo

Universe Championships 2014 da WPF
  
No passado dia 22 de Novembro ocorreu um evento internacional de culturismo na Bélgica (Universe Championships 2014 da WPF- Wold Physique Federation), e estiveram presentes dois portugueses de Esposende a representar Portugal.
O Sr. José Carlos Pereira de Sá, de 42 anos, que alcançou o 8º lugar na categoria de Mr. Fitness (-1.75m) e uma jovem, Rute Barros de Sá, de apenas 17 anos que trouxe a taça de 5º lugar na categoria de Bikini Fitness. 

Esposende 2000

 Empresa Municipal Esposende 2000 mantém tarifas e lança novas propostas em 2015

Com um orçamento para 2015 muito próximo dos 900 mil euros, a empresa municipal Esposende 2000 propõe-se manter, no próximo ano, todos os serviços e programas que tem vindo a desenvolver, desde os serviços de utilização geral aos projetos sociais, e prevê reforçar a sua atuação com novas propostas como sessões de cinema para crianças e idosos. Estes objetivos constam dos Instrumentos de Gestão Previsional da empresa para 2015, que apontam para um investimento superior a 44 mil euros.

VDJ

24- "Voz Desportiva do Jandirinha"-
28-11-2014

Boa noite a todos os leitores desta crónica desportiva-"V.D.J."
Durante esta semana, um facto a realçar, em termos de sucesso desportivo: Os Adezinhos da ADE-Esposende- participaram na Liga Zon 868- no Estádio da Cidade de Barcelos -equipa de 2001- e foram campeões.
Nota saliente nesta final: A ADE defrontou a ADE e o troféu ficou em casa entre amigos...
O Sporting de Barcelos ficou em 3º lugar.
Parabéns aos atletas, técnicos, dirigentes, e pais-familiares dos atletas que sempre apoiaram os seus "meninos"...

Um abraço desportivo

Esposende 28 de novembro de 2014


      
24- "Voz Desportiva do Jandirinha"


 Esposende vai deslocar-se ao reduto do Águias de Alvelos-ARC Águias de Alvelos e esperamos que os nossos pupilos consigam uma vitória para subir na tabela classificativa.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Esposende ilumina Museu Municipal contra a Pena de Morte

30 de novembro

No próximo domingo, dia 30 de novembro, o Museu Municipal de Esposende vai estar iluminado, traduzindo a adesão do Município à iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”.


Esposende vai associar-se, uma vez mais, a esta ação da Comunidade de Sant’Egídio, de Itália, que tem como objetivo unir todo o mundo para acabar com a pena de morte. Ao iluminar este edifício público, Esposende pretende afirmar o valor da vida e a sua oposição à pena de morte.

O evento “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, a que aderem outras cidades portuguesas e mundiais, surgiu pela primeira vez no ano 2002. Foi escolhida a data de 30 de novembro porque assinala a primeira abolição da pena capital: a do Grão-Ducado da Toscana, no dia 30 de Novembro de 1786. Cerca de 80 cidades participaram na primeira edição, hoje são mais de 1600, entre as quais mais de 70 capitais nos cinco continentes, que se associam a esta jornada, com iniciativas de carácter educativo, eventos que envolvem monumentos ou praças-símbolo e com intervenções orientadas para a sensibilização dos cidadãos.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Plano Municipal de Emergência

Aprovado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Esposende

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Esposende já foi aprovado pela Comissão Nacional de Proteção Civil, encerrando, assim, o processo de atualização iniciado em 2011.

O Plano de Emergência de Proteção Civil de Esposende não era revisto desde 2006, pelo que o documento agora apresentado, para além de cumprir as orientações nacionais, denota o empenho do Município em cumprir o estipulado e manter a interligação entre os mecanismos de planeamento de emergência de Proteção Civil e os instrumentos de planeamento e ordenamento do território.   

Plano de Marketing


Município de Esposende avança 
com Plano de Marketing Territorial do Concelho

A Câmara Municipal de Esposende vai avançar com a elaboração de um Plano de Marketing Territorial do Concelho. O anúncio foi feito, ontem, pelo Presidente da Câmara Municipal, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na qual estiveram presentes diversos agentes locais, entre os quais Presidentes de Junta, comerciantes, empresários e dirigentes associativos. 

Benjamim Pereira explicou que sendo Esposende um concelho com forte vocação turística, o objetivo do Município passa por identificar as suas potencialidades e definir uma estratégia global de promoção e comunicação, de forma a promover o território, adiantando que o Plano deverá estar concluído no final do primeiro trimestre de 2015.

A título de exemplo, o Autarca referiu que o Município promove um conjunto de eventos com alguma dimensão, como é o caso do Encontro Luso-galaico de BTT, o Galaicofolia e o Festival Sons de Verão, dos quais poderá tirar maior partido através de uma comunicação mais eficaz. Benjamim Pereira apontou também o caso do Parque Natural do Litoral Norte como uma mais valia a potenciar, acrescentando que a estratégica de marketing pretende valorizar o território como um todo, desde a gastronomia aos equipamentos.

Dia da Floresta Autóctone

Município de Esposende comemorou
Dia da Floresta Autóctone
O Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente assinalaram o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, com uma ação simbólica de plantação de algumas espécies autóctones, com a colaboração das crianças do Jardim de Infância de Cepães, de Marinhas.

Nesta ação, para além de se sensibilizar para a necessidade de salvaguarda dos espaços florestais, foram dadas a conhecer as diversasfunções das árvores como elemento vivo, indispensável à espécie humana. 

O Dia da Floresta Autóctone foi criado para divulgar da importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais e a urgência de as proteger da destruição. Este dia está melhor adaptado às condições ambientais portuguesas para a sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta - 21 de Março, criado inicialmente para os países do Norte da Europa. 

Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Município de Esposende organizou I Encontro sobre Violência Doméstica

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinalou ontem, 25 de novembro, o Município de Esposende organizou o I Encontro sobre Violência Doméstica, subordinado à temática “Quando o amor ocupa um lugar estranho”.
 A iniciativa pretendeu promover a reflexão sobre os paradigmas e práticas de intervenção atuais no âmbito da Violência Doméstica do concelho e decorreu na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, tendo contado com cerca de uma centena de participantes.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE - AGENDA


"Os Verdes"

Intervenção de encerramento - orçamento de estado 2015
O Deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira, fez hoje na Assembleia da República a sua intervenção de encerramento do debate do OE2015 na especialidade e acusou o Governo de perpetuar políticas de austeridade que empurram os portugueses para o desemprego, para a emigração forçada e para a pobreza, ou seja, de impor um orçamento que mantém, para os portugueses, os sacrifícios que sempre foram apresentados como provisórios.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

V Gala de Mérito Desportivo - Municipio de Esposende

Fotos\Montagem: Luís Eiras, Esposende Altruísta.
http://esposendealtruista.blogspot.com.br/

CME

Município de Esposende
edita livro “Soldados com Rosto”

Integrada no programa evocativo do Centenário da 1.ª Grande Guerra, que o Município de Esposende está a realizar, decorreu, no passado dia 22 de novembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a sessão de apresentação do livro “Soldados com Rosto – A 1.ª Grande Guerra e os seus reflexos em Esposende”, da autoria de Manuel Albino Penteado Neiva. 

Convite

Sessão de esclarecimento 
"Regime Jurídico da Urbanização 
e da Edificação,  na sua nova redação"

Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente

Breve apresentação das atividades desenvolvidas pela Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente ao longo do ano de 2014, ano em que celebra 25 anos de atividade ao serviço do Associativismo, Ambiente, Desporto e Juventude.


Rio Neiva
Associação de Defesa do Ambiente
Antas - Esposende
facebook Associação Rio Neiva - ADA

CME

5.ª Gala de Mérito Desportivo

Município de Esposende distingue atletas, técnicos, equipas e projetos escolares

Na 5.ª Gala de Mérito Desportivo, que decorreu ontem, no Auditório Municipal de Esposende, a Câmara Municipal de Esposende distinguiu 60 atletas, 20 técnicos e 14 equipas, que, ao longo da época desportiva 2013/2014, se destacaram em diferentes modalidades, reconhecendo ainda o mérito e a excelência do projeto Desporto Escolar na modalidade de Badminton da Escola Básica António Correia de Oliveira e o projeto de inclusão do Agrupamento de Escolas das Marinhas. O Prémio Carreira foi entregue a Paulo Martins, técnico principal da equipa de seniores femininos do Centro Social da Juventude de Mar, pela sua dedicação ao Andebol e Desporto concelhio ao longo de muitos anos.


VDJ

23- "Voz Desportiva do Jandirinha"-
 23-11-2014
Resultados das equipas da ADE-Esposende- formação-:

1ª Divisão da AFB:
JUNIORES:-jornada 8:
AREC Arentim 0 Esposende 2
(2º Esposende 19 pontos)
Próxima jornada:-
ADE-Ág. Alvelos

2ª Divisão da AFB:
JUVENIS:-jornada 8:
Esposende 0 Marinhas 1
(8º Esposende com 9 pontos)

1ª Divisão da AFB:
INICIADOS:-Jornada 8:
Esposende A 2 Vilaverdense 3
(2º Esposende com 21 pontos)
Próxima Jornada:
Marinhas-Esposende

2ª Divisão da AFB:
INICIADOS:-jornada 8:
Esposende B 3 AREC Arentim 0
(1º Esposende com 19 pontos)
Próxima jornada:
Marca-Esposende

INFANTIS:-jornada 3:
Os Craques 1 Esposende 3
(1º Esposende com 6 pontos)
Próxima jornada:
Esposende-Braga

BENJAMINS:-série A-Jornada 4:
Gil Vicente 6 Esposende 0
(2º Esposende com 9 pontos)
Próxima jornada:
Esposende-Marca

BENJAMINS:-série B-Jornada 4:
Gil Vicente 5 Esposende 2
(9º Esposende com 4 pontos)
Próxima Jornada:
Esposende -Marca

A "V.D.J." despede-se com um abraço de amizade e todos devemos apoiar  as Escolinhas-Formação da ADE porque o futuro do Esposende encontra-se na formação.

Nota:
Muitos dos jogadores da atual equipa da ADE são oriundos das "camadas jovens".
A arbitragem deve ser respeitada e as suas decisões são susceptíveis de erro.
"Quem nunca errou que atire a primeira pedra!"
Eu, CMLB, já errei algumas vezes, nestas crónicas desportivas, e continuarei a ser controverso nas minhas análises e se não fosse, seria desagradável para a minha pessoa... Faço o possível de ser rigoroso, objetivo e coerente na minha escrita para que a informação chegue, atempadamente, aos esposendenses, em especial, relevando e contemplando  os nossos conterrâneos que residem longe desta nossa cidade "Privilégio da Natureza".
Não sou possuidor da VERDADE e nunca o serei!
Peço desculpa desta  autocrítica...
CMLB

domingo, 23 de novembro de 2014

VDJ

23-"Voz Desportiva do Jandirinha"-
       23-11-2014
            Divisão de Honra da A. F. Braga-série A-. 

                Jornada 10 
A.F.C. Martim  2  A.D.Esposende 0
O Esposende, na sua deslocação ao Complexo Desportivo do Martim, sofreu o segundo desaire, nesta Divisão de Honra, perdendo por duas bolas a zero, descendo para o sétimo lugar na tabela classificativa com dezasseis pontos ( g.m. 12- g.s.10).
A. D .Esposende, comandada pelo técnico João Carlos, está a passar por uma série de maus resultados e esperemos que esta fase negativa seja ultrapassada muito brevemente já que a equipa tem potencialidades para melhorar a sua "performance" desportiva.
Na próxima jornada, o Esposende, deslocar-se-à ao terreno do Águias de  Alvelos,  clube barcelense fundado em 1961 e estamos crentes que os "Vikings do Cávado" irão  conquistar uma vitória para não se deixarem ultrapassar pelos seus opositores, mais diretos, na classificação nesta Divisão de Honra.
                              Classificação atual:
                                          1º-Forjães.......24 pontos (24-04)-mais um jogo-.
                                      2º-Dumiense.. 22 pontos (19-11)- menos um jogo-.
                                      3º-G.D.Prado..21 pontos (22-07)- menos um jogo-.
                                      (...)
                                      7º Esposende.16pontos (12-10)-

                                          Outros resultados desta Divisão de Honra:
                                          Jornada 10
                                       Vila Chã...... 2 Pousa... 1
                                       Forjães F.C. 5 Carreira 0

                                   Pró-Nacional:  
Joane  F. C. Marinhas 1

Para todos os Esposendenses espalhados pelo nosso  território nacional e pelo estrangeiro, um abraço amigo com votos de uma semana feliz, sem contrariedades que possam afetar a normalidade da vida de cada um.
Para o meu amigo e dedicado esposendense Fernando Rites, que atualmente reside em S. Luís do Maranhão-Brasil-, envio um abraço fraterno meu e dos seus habituais amigos e familiares (António Pinto, mano Rogério e mãe, e de muitos outros que muito o estimam e admiram).
                                   V.D.J.                                                                                                                        23-11-2014                                                                                                                            CMLB