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sábado, 27 de dezembro de 2014

Estrada Nacional 13

Requalificação da Estrada Nacional 13 
avança no próximo ano 
Intervenção da Estradas de Portugal 
ultrapassa 1 milhão de euros

Integrado no plano de requalificação e manutenção da rede rodoviária do distrito de Braga, a EP – Estradas de Portugal vai intervencionar a Estrada Nacional 13, no troço compreendido entre Antas e Esposende, numa extensão de aproximadamente 10 Km. A obra deverá iniciar-se em finais de 2015 e terá um custo de 1.084.539 euros, constituindo uma das mais dispendiosas intervenções a concretizar no distrito.

Depois de ter procedido, recentemente, à revisão de toda a sinalética existente na EN 13, a Estradas de Portugal vai avançar com a execução das obras de conservação da via. Apesar de todas as diligências efetuadas pelo Município junto das Estradas de Portugal, não foi possível garantir a intervenção em todo o percurso que atravessa o concelho, ou seja desde Antas até Apúlia, sendo o troço a intervencionar compreendido entre os limites da freguesia de Antas e a Ponte D. Luís, a chamada Ponte de Fão.
Esta intervenção afigura-se da maior importância, atendendo quer ao elevado tráfego rodoviário desta estrada nacional, que sofreu um aumento considerável na sequência da introdução de portagens na A28, quer à sinistralidade rodoviária registada, particularmente em determinados locais desta via. As obras a executar irão conferir, assim, maior segurança no referido percurso da EN13, até porque está prevista a construção de rotundas nos locais que configuram maior perigosidade para a circulação automóvel.
O plano de obras da Estradas de Portugal para o distrito de Braga prevê um investimento de 18,6 milhões de euros, a concretizar até 2019. As intervenções a executar abrangem a "regular requalificação e manutenção da rede rodoviária ao nível dos pavimentos, bermas e valetas, passeios, nós, intersecções, ilhéus e separadores, a reposição e adequação da sinalização e outros equipamentos de proteção e segurança rodoviária, a estabilização e conservação de taludes e da rede de vedação e a reparação e manutenção de obras de arte (pontes, viadutos e outras travessias)".