ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE)

Coro de Pequenos Cantores de Esposende 
apresenta novo disco em concerto 
na Igreja Matriz de Esposende  
21 de dezembro – 21h30
A Igreja Matriz de Esposende vai acolher no próximo domingo, 21 de dezembro, o Concerto de Lançamento do Disco "É tempo de Natal", do Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE).

Trata-se do segundo trabalho discográfico do CPCE, integralmente preenchido com obras de temática natalícia, da autoria de compositores portugueses contemporâneos de diferentes gerações, como Frederico de Freitas, Croner de Vasconcelos, Fernando Lopes-Graça, Paulo Bastos e Osvaldo Fernandes, sendo que as obras de Paulo Bastos (Três Poemas de Natal) e Osvaldo Fernandes (Ciclo de Natal Português e Tempo de Natal) foram dedicadas ao Coro. O disco conta com o apoio e selo de qualidade da Antena 2.

Recorde-se que a gravação deste disco foi efetuada na Igreja do Bom Jesus, em Fão, no passado mês de outubro, sob a orientação da diretora coral Helena Venda Lima e com a participação dos músicos André Silva (percussão) e Diogo Zão (piano e órgão).

A edição deste trabalho discográfico insere-se no âmbito dos princípios estruturantes que presidiram à criação do projeto do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, que passam pela formação global de crianças e jovens e do público, através do contacto com um produto de qualidade artística, com uma linguagem musical erudita de diferentes raízes, e com as mais elevadas referências na área da composição e musicologia. Para além disso, o CPCE tem contribuído para a divulgação da música portuguesa escrita para coro de crianças, atendendo a que o primeiro disco “Mudam-se os tempos”, gravado em 2013, foi também integralmente composto por obras de autores portugueses, sendo ainda um motor impulsionador para a nova produção nacional contemporânea de obras para este tipo de formação.

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende surgiu em 2009, em resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Escola de Música de Esposende, numa clara intenção de educar pela arte, integrando atualmente cerca de 70 crianças. Desde a sua fundação, e sempre numa evolução contínua assinalável, o Coro tem atuado em vários locais da zona norte do país, mas também em espaços de relevância cultural nacional, como o Centro Cultural de Belém ou a Casa da Música do Porto. Já se apresentou com o decateto de metais Portuguese Brass, com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e com a Banda de Música de Antas.