ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Município de Esposende concretizou ampliação do Cemitério de Curvos


O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, esteve ontem em Curvos, para assinalar mais um investimento do Município, as obras de ampliação do cemitério. A intervenção orçou em 120 mil euros e permitiu criar 64 novas sepulturas, tendo incluído também a pintura dos muros do cemitério e da capela mortuária. 

A falta de sepulturas ficou, assim, sanada em Curvos, mas este problema persiste ainda noutras freguesias do concelho, referiu o Presidente da Câmara Municipal, adiantando que em Apúlia estão prestes a iniciar-se as obras de alargamento do cemitério, concretizada que está a compra do necessário terreno. Em Marinhas também se perspetiva intervenção semelhante e em Belinho a Autarquia teve que proceder à expropriação de uma parcela de terreno, processo que se encontra na reta final, prevendo-se que a intervenção de ampliação possa avançar em breve, adiantou Benjamim Pereira, sublinhando que, por força da lotação dos cemitérios, as Juntas de Freguesia terão que fazer uma gestão cada vez mais criteriosa relativamente à venda de sepulturas.

Ao assinalar a concretização de mais um investimento camarário, o Presidente Benjamim Pereira fez uma espécie de balanço do primeiro ano de mandato, afirmando que foi “um ano excecional, muito intenso”, marcado pela concretização de um conjunto de obras, nomeadamente a ampliação dos Cemitérios de Curvos e de Rio Tinto, a requalificação dos Estádios Padre Sá Pereira e Horácio Queirós e do Centro Náutico de Gemeses e a construção do Polidesportivo de Rio de Moinhos e do Centro Escolar de Forjães. O Autarca adiantou que a estas obras irão juntar-se proximamente novos investimentos, nomeadamente o Centro Social de Antas e a requalificação do Estádio das Marinhas, da Zona Ribeirinha de Fão e da Frente Marítima de S. Bartolomeu do Mar, intervenções que se encontram em curso, algumas das quais praticamente concluídas. 

No mesmo discurso otimista, Benjamim Pereira deu nota dos investimentos previstos de 14 milhões de euros no litoral do concelho, no âmbito do programa Polis Litoral Norte, e dos 24 milhões de euros em intervenções na rede de saneamento e águas residuais, nas quais se incluem as ampliações das ETAR’s de Esposende e de Marinhas, um volume de investimento significativo para um concelho com a dimensão de Esposende, vincou. 

Benjamim Pereira garantiu total empenho no desenvolvimento do projeto delineado para o concelho, sem obedecer a qualquer lógica eleitoralista, adiantando que o Orçamento camarário para 2015, que será votado em reunião do executivo no próximo dia 30, prevê o aumento em 20% nas transferências para as Juntas de Freguesia, mantém a ausência de Derrama para as empresas e das taxas de esplanadas para o comércio e a oferta dos livros escolares aos alunos do 1.ª Ciclo do Ensino Básico, assim como o apoio ao nível dos transportes escolares, prevendo ainda o aumento do número de Bolsas de Estudo para os Estudantes do Ensino Superior. Benjamim Pereira anunciou também a redução do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de 0,34% para 0,32%, o que implica uma perda de receita anual superior a 320 mil euros, notou o Autarca, sublinhando que a medida pretende aliviar os encargos financeiros das famílias.

Positiva foi a resposta de Benjamim Pereira ao pedido de apoio do Presidente da Junta da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, Jorge Filipe, para a requalificação do Polidesportivo e da sede da Junta de Curvos, manifestando ainda disponibilidade para encontrar uma solução para a falta de estacionamento na envolvente da Igreja Paroquial, apontada quer pelo Presidente da Junta, quer pelo Pároco de Curvos, o Padre Armindo Abreu, que apelou ao envolvimento do Município com vista à construção de um Lar da Terceira Idade em Curvos, tendo o Presidente Benjamim Pereira manifestado abertura para estudar a proposta.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos expressou a satisfação por ver concluída a obra de ampliação do cemitério, agradecendo à Câmara Municipal, particularmente o empenho de Benjamim Pereira, em concluir um projeto que transitou dos anteriores executivos. Reconhecendo a premência da obra, o Pároco de Curvos também saudou a ampliação do cemitério.