ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Município de Esposende intervenciona rede de drenagem de águas pluviais para garantir inverno sem problemas


No sentido de resolver e minimizar os pontos mais críticos no que diz respeito à drenagem de águas pluviais, antecipando, assim, potenciais problemas que venham a ocorrer por força da aproximação da época de maior pluviosidade, o Município de Esposende está a efetuar intervenções em vários locais do concelho onde foram identificados constrangimentos no normal escoamento das águas.

Estas obras, integralmente suportadas pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Esposende Ambiente, inserem-se no âmbito do plano de ações que consta no Plano Municipal da Rede Hídrica de Esposende, um documento de cariz estratégico e cujas medidas e ações nele previstas têm vindo a ser desenvolvidas e realizadas ao longo dos últimos anos.

Assim, para além das intervenções que estão a ser executadas em diversas freguesias, o Município está a desenvolver uma campanha de sensibilização dirigida às Juntas de Freguesia e à população em geral, que passa, entre outras, pela distribuição de um folheto onde se apela ao cumprimento de boas práticas e se alerta para a necessidade de preparação das linhas de água para a próxima época de chuvas. 

No plano da prevenção, a colaboração das Juntas de Freguesia e de toda a população é fulcral, na medida em que as suas ações podem fazer a diferença. Devem, por isso, proceder à limpeza e desobstrução de linhas de água que confinem com os seus terrenos e alertar as autoridades para situações em que necessitem de colaboração e informação técnica.

Pretende-se, deste modo, que todos colaborem evitando que venham a registar-se ocorrências como as do último inverno, que provocaram elevados prejuízos e obrigaram o Município a intervir para reparar os danos causados pela forte pluviosidade registada.

Na recente visita a uma das intervenções que está a ser realizada na rede de águas pluviais, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou que estas obras são determinantes para resolver alguns pontos críticos e evitar novas ocorrências. Benjamim Pereira apelou ao sentido cívico de toda a população, pedindo para que coopere, procedendo à limpeza das linhas de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário