ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Benjamim Pereira inaugurou Polidesportivo de Rio de Moinhos concretizando sonho com mais de vinte anos


O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, presidiu, ontem, dia 14 de setembro, à cerimónia de inauguração do Polidesportivo de Rio de Moinhos, em Marinhas, uma obra que era reivindicada pela população local há mais de vinte anos. 

Reconhecendo que o processo foi “quase uma epopeia”, o Autarca Benjamim Pereira explicou que a morosidade se deveu à dificuldade nas negociações para a aquisição dos terrenos necessários à construção do equipamento, inicialmente projetado para os terrenos adjacentes à EB1 de Rio de Moinhos, complexidade que levou a Autarquia a procurar outras soluções de localização. 

O que não tinha sido possível concretizar em duas décadas tornou-se realidade ao fim de 11 meses, dando cumprimento a uma promessa eleitoral que tinha feito, referiu o Presidente da Câmara Municipal, assumindo “enorme satisfação” pela execução da obra e vincando que o importante é dar cumprimento aos anseios da população, “sem que a isso assista qualquer lógica eleitoralista”. 

Entre a aquisição de terrenos e a construção do Polidesportivo, a Câmara Municipal investiu cerca de 150 mil euros, referiu o Autarca, assumindo a intenção de concretizar novos investimentos naquele espaço, nomeadamente a criação de uma zona de lazer, de apoio à capela da Senhora da Paz. Benjamim Pereira corroborou, deste modo, com o anúncio feito pelo Presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, a quem dirigiu elogios pela postura que tem tido e pelo trabalho que vem desenvolvendo na defesa dos interesses das suas populações. Não ficou também sem resposta a questão levantada por Aurélio Neiva, da necessidade de intervenção no Polidesportivo de Gandra e no Polidesportivo e Parque Infantil do Bairro de Fomento à Habitação de Esposende, conhecido como “Bairro de Sucupira”, com Benjamim Pereira a prometer avaliar as situações.

Porque ajudaram o sonho a tornar-se realidade, Benjamim Pereira fez questão de agradecer publicamente a cooperação dos proprietários que negociaram os seus terrenos, assim como o empenho do Vereador do Desporto, Prof. Rui Pereira, e dos técnicos camarários ligados ao processo.

Além de convidar a população a usufruir do tão ansiado Polidesportivo, o Presidente da Câmara Municipal deixou o apelo para que o zelem e cuidem, notando que se trata de um equipamento construído com o dinheiro dos munícipes.

Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para dar nota da política desportiva do Município, vincando que “Esposende é dos Municípios do norte do país que mais investe nesta área”. Sublinhou que há uma forte aposta ao nível da formação, seja no futebol seja noutras modalidades, materializada no apoio aos clubes e associações desportivas, regozijando-se com os excelentes resultados alcançados pelos atletas do concelho. 

O Autarca referiu que outra das apostas passa pela realização dos mais diversos eventos desportivos, com especial enfoque para os relacionados com as atividades náuticas, acrescentando que “para além da visibilidade que alcançamos e do prestígio que conquistamos, temos uma política de construção e requalificação de equipamentos”, no âmbito da qual se enquadra a execução do Polidesportivo de Rio de Moinhos e as obras de requalificação do Centro Náutico de Gemeses, a inaugurar no próximo dia 21 de setembro. Benjamim Pereira lembrou ainda as intervenções de beneficiação dos Estádios Padre Sá Pereira e Horácio Queirós, já concretizadas, tal como a do Estádio das Marinhas, que se encontra em curso, frisando que “são obras sem qualquer comparticipação, integralmente suportadas pela Câmara Municipal”.

Aurélio Neiva, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra expressou a sua satisfação pela concretização de um anseio antigo das gentes de Rio de Moinhos, agradecendo, por isso, à Câmara Municipal a persistência e empenho na execução da obra, quer na pessoa de Benjamim Pereira, quer do anterior Presidente, João Cepa. Aurélio Neiva referiu que agora é tempo de usufruir do equipamento, que ficará integrado numa zona de lazer, que dotará o Lugar de Rio de Moinhos de uma nova envolvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário