ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Benjamim Pereira inaugurou obras de requalificação do Centro Náutico de Gemeses


Um milhão de euros foi o montante que o Município de Esposende investiu, no último ano, na construção e beneficiação de um conjunto de infraestruturas desportivas do concelho, revelou o Presidente Benjamim Pereira na cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Centro Náutico de Gemeses, que decorreu ontem, dia 21 de setembro. No conjunto destes investimentos conta-se o Polidesportivo de Rio de Moinhos, em Marinhas, inaugurado no passado dia 14, as obras de requalificação dos Estádios Padre Sá Pereira e Horácio Queirós e o “novo” Centro Náutico de Gemeses, onde o Município aplicou 170 mil euros na melhoria das instalações.

Benjamim Pereira frisou que todas estas obras foram concretizadas exclusivamente com orçamento camarário, sem qualquer comparticipação, pelo que, aproveitando a presença do Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Manuel Barros, em representação do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, deixou o apelo à Administração Central para ajudar o Município a recuperar parte desse investimento.

A política desportiva do Município foi uma vez mais lembrada pelo Presidente Benjamim Pereira, dizendo que, apesar das dificuldades, tem havido coerência ao longo dos anos, e que a estratégia traduz-se na definição de prioridades. 

A par da construção e requalificação de equipamentos, a aposta passa pela promoção e realização de eventos desportivos de diversas modalidades, alguns dos quais de âmbito internacional e até intercontinental, que têm contribuído para projetar o concelho. O apoio aos clubes e associações desportivas assenta no apoio à formação, referiu o Autarca, dando como exemplo os protocolos que o Município tem vindo a estabelecer com diversas Associações e Federações, suportando os custos da inscrição e seguro dos atletas. Benjamim Pereira regozijou-se com os resultados alcançados pelos atletas concelhios, apontando, a título de exemplo, os canoístas João Ribeiro e Teresa Portela, atletas que se formaram no Centro Náutico de Gemeses, e o campeão do mundo em motociclismo Paulo Gonçalves, natural de Gemeses, “pessoas que têm levado muito longe o nome de Esposende e de Portugal”. Como forma de reconhecimento, o Município organiza, anualmente, a Gala de Mérito Desportivo, premiando os atletas que se distinguem nas várias modalidades, lembrou ainda Benjamim Pereira.

O Autarca não deixou sem resposta o pedido à Autarquia do Presidente do Grupo Cultural Desportivo e Recreativo (GCDR) de Gemeses, David Cruz, para ajudar a renovar o equipamento do ginásio do Centro Náutico. Benjamim Pereira manifestou disponibilidade para, juntamente com a Junta de Freguesia e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, tentar obter financiamento para atender a essa pretensão e criar ainda melhores condições para os atletas do GCDR de Gemeses, assinalando que “o mais importante é pôr os nossos jovens e as nossas crianças a praticar desporto”. Aproveitou a circunstância para dirigir uma palavra de apreço aos pais pelo incentivo, apoio e presença na vida desportiva dos filhos, e para realçar o trabalho dos dirigentes desportivos, vincando que “se já era difícil no passado hoje é muito mais exigente”, desde logo pelas dificuldades financeiras com que as associações desportivas se debatem.

Para o final da intervenção, o Presidente da Câmara Municipal deixou agradecimentos a todos quantos se empenharam para concretizar a requalificação do Centro Náutico, nomeadamente aos anteriores autarcas e presidente da instituição, expressando ainda uma palavra de incentivo ao treinador e atletas do clube.

Despediu-se lembrando que, para além do investimento efectuado nas obras de requalificação do Centro Náutico, a Câmara Municipal esteve presente para promover obras que foi necessário realizar em Gemeses na sequência dos estragos provocados pela intempérie que se abateu sobre o concelho, em outubro do ano passado.

Elogios à política desportiva do Município foram a nota dominante da intervenção do Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Manuel Barros. “Há, de facto, aqui uma visão estratégica, uma política desportiva estruturada e sustentada que aposta numa diversidade de modalidades”, afirmou o responsável desportivo, felicitando o executivo municipal pelo trabalho que vem desenvolvendo. Realçou o trabalho de formação no plano dos desportos náuticos e notou que Esposende acompanha o objectivo estratégico traçado pela Administração Central de aposta nos desportos náuticos, sem descurar o apoio das restantes modalidades, até porque “o concelho possui belíssimas instalações desportivas”. 

O Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude felicitou o Presidente e os demais dirigentes do GCDR de Gemeses, manifestando disponibilidade para ajudar o clube a alcançar o objetivo de renovar o equipamento do ginásio, dado que o apelo de David Cruz foi também dirigido ao IPDJ.

Depois de lembrar o passado de três décadas do clube, marcado por algumas dificuldades e inúmeros sucessos, o Presidente do GCDR de Gemeses manifestou a sua satisfação por ver cumprida uma reivindicação com mais de dez anos, agradecendo à Câmara Municipal, na pessoa do Presidente Benjamim Pereira, as melhorias efetuadas no Centro Náutico, possibilitando melhores condições de trabalho aos atletas. Embora reconhecendo que a conjuntura actual não é a mais favorável, David Cruz deixou, ainda assim, o apelo às entidades presentes para que ajudem a renovar o equipamento do ginásio.

“Este é um grande momento para Gemeses”, referiu o Presidente da Junta de Freguesia de Gemeses, Eduardo Maia, expressando a sua gratidão e agradecimento a todos os que tornaram possível a concretização da obra através dos atletas do GCDR de Gemeses, do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e do Vereador do Desporto, Rui Pereira, para quem pediu uma salva de palmas. Apesar da satisfação por ver concretizado um sonho do clube, o Autarca de Gemeses quer ver os atletas com melhores condições, pelo que manifestou disponibilidade para ajudar à concretização do objetivo de renovar o equipamento do ginásio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário