ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Autarquia de Esposende promove Concerto de Música de Câmara e Recital de Violino


A Câmara Municipal de Esposende vai promover dois espetáculos musicais, nos próximos dias 20 e 21 de junho, no Auditório Municipal de Esposende e no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, respetivamente. Ambos os concertos têm entrada livre.

No dia 20, às 21h45, apresenta-se o Grupo de Câmara “Contraponto”, formação composta por 17 jovens cantores, todos com formação musical na Academia de Música de Viana do Castelo. Os “Contraponto” têm na sua formação cantores Contralto, Sopranos, Tenores, Baixos e precursão de voz e apresentam-se como grupo à cappella, interpretando obras de variados estilos como a música clássica, o jazz e o pop. 

No dia 21, às 18h00, terá lugar um recital de violino, por Flávia Marques e Graça Gandra, que conta com o acompanhamento da pianista Olga Vasilyeva e que propõe uma viagem por grandes obras clássicas.

Flávia Marques é natural em Belinho, Esposende. Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC) na classe de violino e, em 2010, ingressou na ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. Obteve o 3.º prémio em música de Câmara num concurso interno da EPMVC e uma Menção Honrosa na 1ª edição do concurso de Arcos do Alto Minho. Atualmente é violinista na Orquestra Clássica de Espinho e frequenta o último ano de licenciatura na ESMAE na classe da Professora Zofia Wóycicka e música de câmara com Ryszard Wóycicki. 

Graça Gandra, natural de Massarelos, Porto, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos, na Escola de Música da Póvoa de Varzim, encontrando-se presentemente no 3º Ano da Licenciatura na ESMAE. Integra a Orquestra Clássica de Espinho (2ºs violinos, tutti) e Camerata NovNorte (2ºs violinos, chefe de naipe), tendo colaborado até agora com Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Landesjugendorchester Bremen, Orquestra Sinfonieta ESMAE, Fundação Orquestra Estúdio, Orquestra Clássica do Sul e Orquestra Gulbenkian. 

Olga Vasilyeva, natural da Rússia, possui Doutoramento em Piano. Conta com uma intensa atividade profissional como Pianista Acompanhadora, exercendo, desde 2006, esta função na Escola de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e, desde 2007, na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Em 2008, obteve o 2º Prémio no Concurso Internacional “ARD” em Munique (Alemanha), com o fagotista Christian Kunert e tem gravado diversos CD’s com música de câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário