ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 27 de maio de 2014

Município de Esposende promove Fórum da Educação 2014


30 de maio a 7 de junho

A Câmara Municipal de Esposende vai promover, entre os dias 30 de maio e 7 de junho, o Fórum da Educação 2014, subordinado ao tema “Educação e Desenvolvimento”. Pretende-se, deste modo, potenciar a reflexão sobre o valor e importância da Educação como meio de desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, e do enriquecimento de valores culturais e morais comuns. 

Fiel à matriz do evento, a edição deste ano integrará momentos de reflexão e partilha de conhecimentos, manifestações culturais, onde pontuarão o teatro, o cinema e a música, e eventos com a participação de alunos e professores das escolas do concelho.

O Fórum da Educação inicia no dia de 30 de maio, com o Encontro Municipal de Gira-Volei, organizado em colaboração com a Federação Portuguesa de Voleibol, onde participarão duplas de alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de todas as escolas do 1.º Ciclo da rede pública do concelho, que trabalham a modalidade no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. No dia seguinte, Esposende acolherá centenas de crianças e jovens no Encontro Regional de Braga de Gira-Volei, sendo que ambas as atividades decorrerão no parque junto às Piscinas Foz do Cávado, onde, no dia 1 de junho, haverá atividades lúdicas e de animação para toda a comunidade.

Em itinerância por todos os Jardins-de-infância e escolas do 1.º Ciclo do concelho, será promovida a apresentação das peças “A nova história de dois contadores de histórias” e “A História que procura o seu Livro”, respetivamente. Dirigida a toda a comunidade, no dia 1 de junho, às 15h00, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar a apresentação da peça “Os Mais, segundo eles…”.

Ainda ao nível da programação cultural, o Fórum da Educação integrará propostas da MusiCórdia MMXIV – Temporada de Música e do Cine Clube de Esposende, projetos que contam com a parceria da Câmara Municipal. Assim, no dia 31 de maio, às 21h30, na Igreja da Misericórdia de Esposende, é apresentado o concerto “A solo, entre Bach e Ysase”, com Ana Madalena Ribeiro, e no dia 6 de junho, às 21h30, no Auditório Municipal, é exibido o filme “Sonata de Outono”, de Ingmar Bergman.

Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Criança e do 25.º aniversário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, realiza-se, no dia 1 de junho, pelas 10h30, a Maior Caminhada do Pijama do Mundo, organizada em parceria com a Associação Mundos de Vida

Destaque para a participação de David Justino, ex-Ministro da Educação e atual Presidente do Conselho Nacional de Educação, que proferirá a conferência “Educação: desafios futuros”, no dia 4 de junho, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. 

No dia 5 de junho, às 21h30, na Escola Secundária Henrique Medina, decorrerá a tertúlia “A Língua e os autores portugueses na Escola: uma herança com 800 anos”, com a participação de Fernando Pinto do Amaral (Comissário do Plano Nacional de Leitura), Sérgio Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho) e Catarina de Brito (Escola Secundária Henrique Medina).

O Fórum da Educação será palco da apresentação da publicação “Sebastião e Clarinha à descoberta de Esposende”, no dia 7 de junho, às 11h00, no Auditório Municipal Trata-se de uma narrativa turística infanto-juvenil concebida por alunos e professores das escolas Sementes de Liberdade, António Correia de Oliveira, Apúlia, Marinhas e Baixo Neiva, sob coordenação da Câmara Municipal. A apresentação contará com a presença dos alunos e professores intervenientes e do Grupo Infantil dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia.

A fechar a edição deste ano, realizar-se-á o painel “Educação, Cultural e Coesão Social”, no dia 7 de junho, às 17h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, que juntará à mesma mesa João Teixeira Lopes (Faculdade de Letras e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto), Hugo Cruz (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto), Jorge Oliveira (Espaço t) e Mário Azevedo (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto), e que contará com a participação musical do ensemble Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende.

Com o intuito de promover a reflexão dos diversos agentes em torno de temáticas relacionadas com o processo educativo, num sentido lato, o Município de Esposende tem vindo a promover desde 2005 o Fórum da Educação. Este evento tem sido um espaço privilegiado para a apresentação e divulgação de trabalhos de investigação, projetos e atividades, promovidos por diversos agentes, desde escolas, instituições culturais e sociais, académicos, empresas, criativos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário