ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 20 de março de 2014

Festival Gastronómico “Sabores do Mar” saldou-se num êxito


Saldou-se num êxito o Festival Gastronómico “Sabores do Mar”, que a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, levou a efeito, entre os dias 14 e 16 de março, integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”.

O Largo do Mercado, em Esposende, foi o palco escolhido para a realização deste evento, onde a gastronomia local, sobretudo os pratos de peixe e marisco, esteve em evidência, e onde não faltou a animação musical, com a atuação de vários artistas de música popular e ranchos do concelho. Ao longo do fim de semana, passaram pelo recinto do Festival Gastronómico muitos visitantes, oriundos quer do concelho, quer de regiões vizinhas.


Na hora de fazer o balanço, todos são unânimes na apreciação, considerando a iniciativa muito positiva e manifestando o desejo de que possa ter continuidade.

O Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, destaca a elevada afluência de público ao longo dos três dias do evento, “tendo em conta que esta foi a primeira edição e a primeira vez que se realizou um evento do género na cidade de Esposende”. Aurélio Neiva diz que os objetivos subjacentes à iniciativa foram plenamente cumpridos, nomeadamente a promoção da gastronomia local e a angariação de receitas para as associações participantes, e acrescenta que também o comércio local ficou a ganhar, atendendo ao elevado número de pessoas que visitaram a cidade. Da parte das associações que marcaram presença no evento, a avaliação também é muito positiva, assegura o Autarca, adiantando que outras já manifestaram a intenção de participarem numa próxima edição.

Os responsáveis da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) consideram benéfica a realização de eventos desta natureza, na medida em que contribuem para a promoção da gastronomia local e para a dinamização da cidade, e se refletem também positivamente ao nível do comércio tradicional.

Este ano, o Município de Esposende entendeu realizar, a par de outras atividades, o Festival Gastronómico, com o intuito de dar maior visibilidade ao “Março com Sabores do Mar”, e possibilitar uma participação mais alargada no evento, que decorre até ao final do mês em 26 restaurantes da cidade. O Presidente Benjamim Pereira refere que “esta primeira edição correu bastante bem, tivemos muito público e as associações estão satisfeitas, pelo que é nossa intenção dar-lhe continuidade, melhorando alguns aspetos”.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário