ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Esposende dispõe de Serviço Municipal de Informação ao Consumidor







O Município de Esposende dispõe de um Serviço Municipal de Informação ao Consumidor (SMIC), cuja finalidade é dar a conhecer os direitos do consumidor e garantir a sua aplicação.

De caráter totalmente gratuito, este Serviço foi criado no âmbito do CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo, com abrangência em 17 municípios, entre os quais o de Esposende. A sua atuação passa por informar consumidores e agentes económicos dos seus direitos e deveres sobre o mercado de produtos e serviços, bem como serviços públicos essenciais, e regular os conflitos de consumo através de mediação, conciliação e arbitragem.


Neste sentido, e em estreita colaboração com o CIAB, o Município de Esposende, através do atendimento nas suas instalações, tem vindo a garantir o acesso fácil, próximo e gratuito de um meio de resolução alternativo de litígios na área do consumo. Qualquer interessado pode recorrer aos serviços do CIAB, por telefone, por escrito ou pessoalmente. Quer nas instalações do CIAB ou na própria Câmara Municipal, os pedidos de informação e as reclamações são recebidos por um jurista que, além de prestar os esclarecimentos necessários, tentará a resolução dos conflitos através de mediação. Caso a mediação não resulte, preparará os processos para a conciliação e arbitragem.

Com o intuito de garantir uma divulgação mais abrangente e informar a comunidade sobre os direitos dos consumidores, o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor de Esposende vai editar periodicamente newsletters, abordando as mais variadas informações no âmbito do direito ao consumo, transmitindo-as por via eletrónica aos munícipes.

Deste modo, a população poderá informar-se, por exemplo, sobre o que deverá fazer face a um conflito de consumo, em caso de incumprimento no crédito à habitação ou de sobre endividamento.

No âmbito deste projeto, o CIAB e o SMIC de Esposende realizaram uma sessão de divulgação na Escola Profissional de Esposende, sobre o tema "Correio Eletrónico".


Certos da V. melhor atenção para com este assunto, solicitamos a divulgação do mesmo no V. Órgão de Comunicação Social.

Esposende, 25 de fevereiro de 2014

Com os melhores cumprimentos,

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME
E-mail: alda.viana@cm-esposende.pt
Telm 961331744 (Alda Viana)
Tel 253 960173 – Fax 253 960176

Nenhum comentário:

Postar um comentário