ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coro de Pequenos Cantores de Esposende realiza concerto de lançamento do disco “Mudam-se os Tempos”


21 fevereiro, 21h30 - Auditório Municipal de Esposende

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) realiza, amanhã, 21 de fevereiro, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, o concerto de lançamento do seu primeiro disco, intitulado “Mudam-se os Tempos”. O espetáculo tem entrada livre.

A edição deste trabalho discográfico insere-se no âmbito dos princípios estruturantes que presidiram à criação do projeto, que passam pela formação global de crianças e jovens e do público, começando pelos familiares dos coralistas, através do contacto com um produto de qualidade artística, com uma linguagem musical erudita de diferentes raízes, e com as mais elevadas referências na área da composição e musicologia.

Todas as obras foram encomendadas e dedicadas ao CPCE, escritas por compositores portugueses de distintas escolas e gerações, designadamente Fernando Lapa, Sérgio Azevedo e Osvaldo Fernandes - os dois primeiros ligados à formação dos mais jovens compositores portugueses e o outro compositor residente do CPCE.


As obras apresentam uma abordagem a três grandes áreas, nomeadamente à música sacra (Magnificat), à literatura portuguesa (Romance do Caçador e da Princesa) e à música popular (Ciclo Mudam-se os Tempos).

O concerto de lançamento do disco contará com a presença dos três compositores, que farão uma abordagem à sua perspetiva pessoal das obras e do projeto. Marcará ainda presença a Professora Doutora Elisa Lessa, do Departamento de Música da Universidade do Minho, que fará um apontamento acerca da perspetiva musicológica e do ensino da música para crianças.

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende surge em finais de 2009, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende e a Escola de Música de Esposende. Desde a sua fundação, o Coro tem-se apresentado em diversos espaços, com destaque para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a Casa da Música, no Porto, a Sé de Braga, entre outros, tendo tido a oportunidade de partilhar o palco com formações como o decateto de metais Portuguese Brass e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, entre outras. Um aspeto de destaque tem sido a apresentação, em primeira audição pública, de diversas obras de compositores contemporâneos portugueses, escritas e dedicadas a esta formação.

Em 2013, o CPCE realizou um estágio de Técnica Vocal com a soprano Anita Morrinson, preparadora vocal do Coro da Catedral de Westminster (Londres), e outro com o Maestro e Professor de Direção Coral da Escola Superior de Barcelona, Lluis Vila. Em relação à atividade futura, destaca-se o concerto agendado para 28 de março, na Sé de Braga, no âmbito do programa cultural das solenidades da Semana Santa e Quaresma, onde se apresentará com os Portuguese Brass, protagonizando a estreia da Paixão Segundo São João, do compositor Osvaldo Fernandes, escrita para estas duas formações e solistas. O mesmo programa será interpretado em Penafiel, no dia 13 de abril.

Desde a sua fundação, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende é dirigido por Helena Venda Lima, contando ainda com a colaboração do pianista e organista Diogo Zão. No concerto de lançamento do disco contará ainda com a participação da pianista Ana Sousa.

A Câmara Municipal de Esposende apoia anualmente a atividade regular do CPCE, nos termos de um protocolo celebrado com a Zendensino, tendo financiado a edição deste primeiro disco.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário