ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Câmara Municipal de Esposende cria Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia


Numa ótica de proximidade e de cooperação com os eleitos locais, a Câmara Municipal de Esposende criou um Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia.

O objetivo deste Gabinete passa, essencialmente, por prestar apoio às autarquias locais em diferentes domínios, por exemplo em assuntos de natureza jurídica, técnica, patrimonial ou económico-financeira, entre outros.

Com efeito, decorrente da recente reorganização administrativa, as Juntas de Freguesia têm sido confrontadas com novas exigências e questões de diversa ordem, às quais nem sempre conseguem dar resposta, tendo, por vezes, necessidade de recorrer à ajuda dos serviços municipais.

Por outro lado, numa perspetiva de descentralização de competências, este Gabinete visa uma articulação ainda mais eficaz entre o Município e as Juntas de Freguesia, facilitando a tomada de decisões, seja na resolução de assuntos dos munícipes, seja na definição de eventuais projetos e intervenções para as várias freguesias.


O Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia funcionará sob dependência direta do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que vê neste serviço “uma mais valia, com benefícios para ambas as partes e, sobretudo, para os munícipes, na medida em que será possível responder com mais eficácia às questões”.

Com a reforma administrativa, o Município de Esposende passou a ser constituído por nove freguesias, nomeadamente União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União das Freguesias de Apúlia e Fão, União das Freguesias de Belinho e Mar, União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, e freguesias de Antas, Forjães, Vila Chã e Gemeses.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.