ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

“Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro” à mesa de 22 restaurantes do concelho de Esposende


Decorreu, esta manhã, no Centro de Informação Turística de Esposende, a apresentação da iniciativa “Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro”.

O evento gastronómico, que durante todo o próximo mês trará os sabores do campo à mesa dos restaurantes concelhios, é promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com as unidades de restauração, com o intuito de combater a sazonalidade e cativar clientes para a restauração e para a hotelaria.

A terceira edição da iniciativa conta com a participação de 22 restaurantes, nove dos quais concorrem ao Concurso Gastronómico “Sabores do Campo”. Tal como nas edições anteriores, as pastelarias também se associam ao evento, sendo que este ano são seis as que apresentam sugestões de doçaria para sobremesa. As quintas produtoras de vinho do concelho voltam também a marcar presença neste evento gastronómico, que conta ainda com a adesão das unidades de alojamento, cinco das quais oferecem desconto de 15% nas dormidas, durante o mês de Novembro, sendo que para usufruir desta promoção os interessados deverão consumir um dos pratos da iniciativa e solicitar o talão de desconto no respectivo restaurante.


Paralelamente à componente gastronómica, a iniciativa inclui um amplo programa de animação, com especial destaque para as acções de formação na área da gastronomia para os vários agentes locais.

No Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, decorrerá, no dia 3 de Novembro, a Feira de Velharias, e no dia 24 a Feira de Artesanato, como habitualmente entre as 10h00 e as 19h00. No mesmo recinto, no dia 17, a partir das 15h00, com entrada livre, terá lugar um Magusto Convívio, com animação musical.

Na Casa da Juventude, terá lugar, no dia 11, às 14h30, a Oficina de São Martinho. No dia 16, com início às 9h30, no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, realiza-se um Percurso Micológico, que inclui almoço, inventariação e exposição de cogumelos, e no dia 23, às 14h00, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, decorrerá o Workshop "Hoje é dia de cogumelos".

No âmbito do programa “Esposende em Movimento”, está agendada para o dia 24, às 9h00, com partida da Igreja de Palmeira de Faro, a realização da "Caminhada de Outono", com convívio popular com animação, rojões e castanhas.

Na Escola Profissional de Esposende irão decorrer, em horário pós-laboral, três workshops de cozinha e pastelaria, sendo que no dia 12 de Novembro será com o Chef António Loureiro, do Hotel Meliã, de Braga, no dia 18 a acção de formação é com o Chef Marco Coutada, do Restaurante Cais D`4, de Matosinhos, e, no dia 25, será com o Chef Rui Martins, do Restaurante Quinta Del Rei, de Vizela.

Ao longo de todo o mês de Novembro não faltarão, pois, motivos para uma deslocação a Esposende. Na sessão de apresentação do evento “Sabores do Campo - Gastronomia de Novembro”, o Presidente da Câmara Municipal assinalou que “o turismo tem sido uma grande aposta deste Município”, apontado como exemplo a realização quer desta iniciativa, quer do “Março com Sabores do Mar”, eventos que são para manter e reforçar.

Evidenciando o peso do sector dos serviços, onde se inclui a restauração, no volume de negócios do Município, que se situa nos 55,4%, dos quais 10% se relacionam com a actividade turística, Benjamim Pereira defendeu uma aposta séria no desenvolvimento económico, lembrando uma das suas promessas eleitorais.

Para o Autarca trata-se não só de atrair cada vez mais turistas e visitantes a Esposende, sobretudo na época baixa como forma de combater a sazonalidade, mas também de garantir a fixação de pessoas, atendendo às condições excelentes e à qualidade de vida que o concelho oferece.

Benjamim Pereira deixou o convite para uma vinda a Esposende para provar os sabores do campo, comprovando a qualidade da restauração do concelho, e agradeceu aos diversos parceiros a colaboração, com especial referência para a Escola Profissional de Esposende, pela aposta na formação nas áreas da restauração e do turismo.

Em representação do júri do Concurso Gastronómio “Sabores do Campo”, Paulo Sá Machado felicitou a Câmara Municipal pela promoção deste evento gastronómico, considerando mesmo que “Esposende tem ‘roubado’ muitas pessoas que dantes iam para outros destinos”. Saudou igualmente os restaurantes aderentes, pelo contributo que dão para a promoção da gastronomia e dos produtos locais, particularmente os que concorrem ao Concurso Gastronómico, “pela coragem de se sujeitarem à avaliação do júri”. Paulo Sá Machado assumiu, de resto, que nas edições anteriores ficou surpreendido “muito positivamente” e desafiou os que este ano não participam no certame a concorrerem na próxima edição, assinalando que “é um desafio interessante”.

Mais informações sobre o evento “sabores do Campo – Gastronomia de Novembro” estão disponíveis no Portal do Turismo do Município www.visitesposende.com.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário