ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Município de Esposende sensibiliza comunidade escolar para alimentação saudável


À semelhança de anos anteriores, a Camara Municipal de Esposende assinalou o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de Outubro, através da realização de um conjunto de iniciativas dirigidas a toda a comunidade escolar.

Alertar para hábitos alimentares saudáveis é o objectivo da actividade “O Merendinhas vai à escola!”, dirigida aos Jardins-de-infância do concelho, que teve início nesta data e que terá continuidade ao longo do ano lectivo, envolvendo cerca de 500 crianças.


Em parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), a Autarquia deu também início ao projecto “Heróis da Fruta: Lanche Escolar Saudável”, que envolverá aproximadamente 350 alunos do 2.º ano de escolaridade das escolas do concelho e que visa promover o consumo de fruta e, simultaneamente, ensinar às crianças importantes lições sobre alimentação saudável, como forma de combater a obesidade infantil e as restantes doenças associadas.

No âmbito dos protocolos estabelecidos com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica foram ainda desenvolvidas as actividades “Rotuloteca” e “Nutribrinca”. Dirigida aos alunos do 1.º Ciclo, a “Rotuloteca” abordou as questões relacionadas com os rótulos e a importância da sua leitura aquando da compra de alimentos, enquanto que a actividade “Nutribrinca” permitiu aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos reconhecer a importância dos alimentos, distinguir os maus dos bons alimentos e interpretar a Roda dos Alimentos.

Considerando que os pais e encarregados de educação são os primeiros educadores, e que, em grande medida, condicionam os hábitos alimentares dos filhos, foram também desenvolvidas acções de sensibilização sobre “O papel dos pais nos comportamentos alimentares adequados e saudáveis das crianças”, no Centro Social de Belinho, na EB1 de Esposende e na EB1/Jardim-de-Infância de Rio Tinto. Com o intuito de alertar os pais e encarregados de educação para esta temática foi igualmente desenvolvida, pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma acção na Escola Secundária Henrique Medina.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário