ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Município de Esposende homenageou atleta Paulo Gonçalves, Campeão do Mundo Todo o Terreno em Motociclismo


O atleta Paulo Gonçalves, Campeão do Mundo Todo o Terreno em Motociclismo, foi homenageado esta manhã pela Câmara Municipal de Esposende, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho, tal como sucedera, no passado mês de Setembro, com o atleta João Ribeiro, que então se sagrou Campeão do Mundo de Canoagem em K2 500 metros.

O Presidente da Câmara Municipal assinalou que “o Município não podia ficar de fora num momento destes”, lembrando que o trabalho do atleta esposendense já havia sido reconhecido pela Autarquia com a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo, em 2003. O título conquistado no passado sábado no Rali de Marrocos, foi, segundo Benjamim Pereira, o corolário de uma carreira recheada de vitórias e sucessos.


Benjamim Pereira não poupou nos elogios ao Campeão do Mundo em Motociclismo, enaltecendo a sua “humildade enorme”, a sua disponibilidade e também o fair play nos desafios desportivos, como sucedeu no Dakar 2012. “És um campeão do carácter”, afirmou o Autarca, elogiando também a “capacidade de sofrimento” e a tenacidade do atleta. “Os campeões não surgem de forma espontânea, para se atingir este nível é preciso muito trabalho, muita dedicação, muita capacidade física e mental”, referiu, acrescentando que Paulo Gonçalves “é um exemplo para os jovens deste concelho” e um orgulho para o Município e para todos os esposendenses, quer como atleta quer como pessoa, fazendo também referência ao recente Campeão do Mundo em Canoagem, João Ribeiro, também ele do concelho de Esposende, que esteve presente na homenagem ao Paulo Gonçalves.


A conquista de Paulo Gonçalves deve servir também como exemplo para o país, considerou o Presidente da Autarquia, na medida em que “prova que conseguimos fazer muito com muito pouco apoio”. Benjamim Pereira frisou que o motociclista esposendense sempre “teve que lutar por tudo” e deixou a garantia de que o Município estará sempre ao seu lado para o apoiar, não só nas vitórias, mas também nos momentos menos bons. “Contamos contigo para nos ajudares a promover este concelho, que é um concelho de campeões”, afirmou.

Ainda a saborear o gosto da vitória e já em contagem decrescente para o regresso ao trabalho, Paulo Gonçalves manifestou a sua satisfação pelo título de Campeão do Mundo, um prémio merecido e muito desejado, como confessou o atleta. Agradeceu a calorosa recepção na chegada ao aeroporto, no domingo passado, dizendo que “foi o premiar de todo o trabalho que eu tinha feito, senti que valeu a pena”. Assumiu que “este é um momento feliz da minha carreira” e reconheceu que agora tem “uma responsabilidade grande” e que “as pessoas estarão ainda mais atentas” à sua prestação, nomeadamente no próximo Dakar. Prometeu, contudo, “continuar a trabalhar” e disse que espera “dar mais uma alegria a este concelho que bem merece e que muito me tem apoiado”.


Assumindo “um orgulho imenso de pertencer a este concelho”, Paulo Gonçalves agradeceu a homenagem e o apoio do Município e deixou uma palavra de reconhecimento ao anterior Presidente João Cepa e à sua equipa, por todo o apoio prestado.

Em representação da Federação Portuguesa de Motociclismo, Rui Castro felicitou Paulo Gonçalves pela conquista do título de campeão mundial, afirmando que “a Federação está contentíssima pelo feito” do atleta, “multi campeão de várias modalidades e o piloto nacional com o maior número de títulos em Portugal”. Rui Castro expressou votos de sucesso para o próximo ano e referiu que “uma vitória no Dakar seria a cereja no topo do bolo”.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário