ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 27 de julho de 2013

Município apresentou Carta Social de Esposende

  
Município apresentou
Carta Social de Esposende

O Município de Esposende já dispõe da Carta Social. A apresentação decorreu ontem, dia 25 de Julho, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, para quem este “é um documento estratégico fundamental para o desenvolvimento social do concelho”.

A Carta Social de Esposende sistematiza, por um lado, a realidade do concelho disponibilizando informação sobre os equipamentos e respostas sociais de que dispõe, e, por outro, permite perspectivar o futuro com base numa ferramenta de planeamento estratégico válida na definição de políticas públicas sociais, de modo a que se concertem esforços para a intervenção realmente prioritária, contribuindo assim activamente para a melhoria da qualidade de vida da população residente. Nesta medida, realçou João Cepa, é um documento vital tanto para os tempos actuais, como para o futuro, até porque os recursos financeiros são cada vez mais escassos, o que implica uma mais eficaz articulação e cooperação, seja a nível concelhio, seja à escala intermunicipal.

Em jeito de retrospectiva, o Autarca referiu que “a acção social sempre foi uma das grandes prioridades do Município”, acrescentando que “não é por acaso que temos respostas sociais em qualidade e quantidade”, apontando a existência no concelho de 23 Instituições Particulares de Solidariedade Social.


João Cepa relembrou que, ao longo dos quase quinze anos da sua presidência, a Câmara Municipal construiu 8 equipamentos sociais de raiz e apoiou a requalificação de outros 11, o que se traduz em milhões de euros de investimento. O Presidente da Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de obras de requalificação no edifício da antiga Escola EB1 de Azevedo, em Antas, de forma a dotar de melhores instalações o Centro Social de Antas.

A dois meses de terminar o último mandato, o Autarca agradeceu aos parceiros sociais, em nome do Município, o trabalho desenvolvido e o apoio recebido, traçando um balanço positivo da acção realizada.

A Carta Social de Esposende foi elaborada no âmbito do projecto “Cávado Prospectivo”, através de uma candidatura intermunicipal ao Programa Operacional Regional do Norte, em particular ao quinto Eixo Prioritário – Governação e Capacitação Institucional, que integrou os seis municípios do Vale do Cávado, com vista à elaboração da Carta Social do Cávado.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME 

Nenhum comentário:

Postar um comentário