ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Castro de S. Lourenço integra Rede de Castros do Noroeste Peninsular

Castro de S. Lourenço integra Rede
de Castros do Noroeste Peninsular

O Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, integra a Rede de Castros do Noroeste Peninsular, recentemente criada pela Direcção Regional da Cultura do Norte, com o intuito de promover a divulgação e salvaguarda de um conjunto de sítios arqueológicos.

O Município de Esposende reforça, assim, o seu empenho na investigação e preservação do património arqueológico do concelho. O Castro de S. Lourenço consiste num povoado fortificado ocupado há mais de 2 000 anos. Desde 1985 foram realizadas intervenções arqueológicas, no decurso das quais foram totalmente reconstruídas cinco edifícios correspondentes a dois núcleos familiares. Dispõe, desde 2011, do Centro Interpretativo de S. Lourenço, estrutura de acolhimento que promove e incentiva à descoberta do património.


Como forma de promover e divulgar o Castro de S. Lourenço, de Junho a Setembro a Autarquia vai organizar visitas orientadas, integradas num comjunto de actividades de verão, mediante marcação prévia, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou dos telefones 253 960 179/253 960 100.

Além do Castro de S. Lourenço integram a Rede de Castros do Noroeste Peninsular, as cividades de Terroso (Póvoa de Varzim) e de Bagunte (Vila do Conde), os castros de Alvarelhos (Trofa), Eiras (Vila Nova de Famalicão), Monte Mozinho (Penafiel), do Padrão (Santo Tirso) e de S. Caetano (Monção), e as citânias de Santa Luzia (Viana do Castelo), de Sanfins (Paços de Ferreira) e de Briteiros (Guimarães). Para mais informações pode ser consultado o site www.castrosdonoroeste.pt.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário