ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Município de Esposende promove 11.º Encontro Luso-galaico de BTT


27 e 28 de Abril

Cerca de 2 400 participantes vão marcar presença no 11.º Encontro Luso-galaico de BTT do Município de Esposende, que se realiza no próximo fim-de-semana, dias 27 e 28 de Abril. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Esposende e empresa municipal Esposende 2000, em colaboração com diversas associações concelhias.

A Maratona continua a ser a prova principal deste evento desportivo, que compreende também a Meia Maratona, a Maratona Extreme e o Passeio Júnior. Como complemento à vertente desportiva, o Encontro Luso-galaico integra a Concentração de Bicicletas Clássicas e o Concurso BIT (Bicicletas Incrivelmente Transformadas), ao qual concorrem doze projectos.

Cerca de 200 atletas vão disputar a Maratona Extreme, uma prova de dificuldade elevada, direccionada para praticantes experientes, que decorrerá em duas etapas, ao longo das quais serão percorridos 190 quilómetros. A prova parte de Esposende, no dia 27, às 9h00, passando pelos concelhos de Ponte de Lima e Ponte da Barca e termina em Arcos de Valdevez. A segunda etapa inicia-se às 9h00, do dia 28, em Arcos de Valdevez, fazendo o percurso inverso até Esposende, com passagem por diferentes trilhos.


Com um nível de dificuldade elevado, a Maratona, de 70 Km, decorrerá no domingo, dia 28, estando a concentração prevista para as 9h00 e a partida marcada para as 10h00. Menos exigente, a Meia Maratona, de 35 Km, também decorrerá no domingo, iniciando-se logo após a partida da Maratona. Estão inscritos nestas duas provas cerca de 1800 atletas.

Orientado para os mais jovens e aberto à participação das respectivas famílias, o Passeio Júnior, a ter lugar no dia 27, pelas 15h00, é um percurso guiado, numa distância de cerca de 25 Km, que apresenta um baixo nível de dificuldade. Estão inscritos para este passeio mais de 350 participantes.

Como habitualmente, ao longo dos dois dias, estará em funcionamento, no parque em frente às Piscinas Municipais Foz do Cávado, o espaço Kids Camp, com insufláveis, jogos didácticos e ateliers de educação ambiental.

Perfeitamente enraizado no calendário dos eventos de BTT da região Norte, o Encontro Luso-galaico de BTT do Município de Esposende pretende proporcionar aos participantes uma comunhão entre a prática desportiva e a natureza, colocando em relevo as potencialidades naturais do concelho de Esposende, sem descurar a sempre presente componente competitiva.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário