ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 16 de abril de 2013

Biblioteca Municipal de Esposende acolheu lançamento nacional do selo Ilse Losa


Na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, decorreu, esta manhã, o lançamento nacional do selo filatélico Ilse losa e da edição do Postal evocativo do centenário do nascimento da escritora.
A iniciativa integra as comemorações do centenário de nascimento de Ilse Losa, que a Câmara Municipal de Esposende está a promover, e que incluíram já a exposição “Ilse Losa” de Manuela Bacelar e o Seminário “Sob céus estranhos, uma artista chamada Ilse”, cujas comunicações serão editadas em volume monográfico com o mesmo título.

150 anos após o lançamento do primeiro selo filatélico em Portugal, Esposende acolheu a sessão de lançamento do selo Ilse Losa, integrado na série Vultos da Cultura 2013 dos CTT – Correios de Portugal.

A cerimónia foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e contou também com a presença da Vereadora da Educação e Cultura, Jaqueline Areias, e do Director de Filatelia dos CTT, Raúl Moreira, que fez o enquadramento histórico dos Correios de Portugal e dos selos filatélicos.

Lembrando que o Município de Esposende tem vindo a desenvolver, ao longo dos anos, “uma política cultural muito activa”, o Vice-Presidente referiu que a Autarquia não poderia deixar de prestar homenagem à escritora Ilse Losa, no centenário do seu nascimento, tributo que se estende também ao marido, o conceituado arquitecto Arménio Losa, casal que manteve fortes ligações a Esposende.

Benjamim Pereira reconhece em Ilse e Arménio Losa “duas personalidades de elevado valor, que também fazem parte das raízes culturais de Esposende e cuja obra representa uma inestimável herança para a cultura portuguesa”. O Autarca salientou a qualidade literária da escritora portuguesa, de origem alemã, como o certificam os prémios que lhe foram atribuídos.

Em representação do Município, Benjamim Pereira agradeceu aos CTT a inclusão da figura de llse Losa nesta edição dos Vultos da Cultura, bem como a iniciativa de realizar em Esposende a sessão de lançamento do selo e do Postal. “É uma honra acolher esta cerimónia”, afirmou.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário