ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 19 de março de 2013

Palmeira de Faro homenageou o antigo Pároco Padre José Pires Afonso


No dia 17 de Março, Palmeira de Faro prestou homenagem àquele que foi o seu pároco durante 39 anos, o Padre José Pires Afonso. Na passagem dos 25 anos da sua morte, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Esposende quiseram lembrar o Homem e o Sacerdote, através de um programa de homenagem, imortalizando a sua figura através da edificação de uma estátua.

O programa iniciou-se com uma missa de sufrágio, na Igreja Paroquial de Palmeira de Faro, seguida do descerramento da estátua do Padre José Pires Afonso, da autoria dos escultores Nuno e Vânia Mendanha.

O Presidente da Câmara Municipal recordou, enquanto palmeirense e então paroquiano, aquele que foi “uma das maiores referências” da sua juventude, enaltecendo o Padre José Pires Afonso como “um homem uma grande humildade e simplicidade, uma pessoa de uma enorme generosidade, de grande carácter, desprendido das questões materiais”.

João Cepa falou de “uma pessoa muito humana, com um sentido de humor muito particular” e partilhou com a vasta assistência presente na cerimónia alguns episódios do tempo que privou com o pároco, lembrando ainda a tristeza da sua morte, aos 72 anos, vítima de um AVC.

O Autarca afirmou que é de inteira justiça homenagear o “Padre Zé”, como carinhosamente era tratado pelas gentes da terra, atendendo ao exemplo que constituiu como homem e como sacerdote. Felicitou, por isso, a Junta de Freguesia pela iniciativa, sublinhando que o Município não poderia deixar de se associar a esta homenagem.

O Presidente da Junta de Freguesia recordou o percurso do Padre José Pires Afonso, elogiando o seu trabalho pastoral, quer em Palmeira de Faro, quer na vizinha freguesia de Curvos, onde também foi pároco. “Era um amigo e pastor atento, respeitado e querido por toda a comunidade paroquial”, afirmou Jorge Filipe, reconhecendo-lhe várias qualidades: “desprendido, prestável, generoso, alegre, sacrificado, zeloso, muito humano”.

Na hora dos agradecimentos, Jorge Filipe lembrou a Câmara Municipal e o apoio que deu à iniciativa de homenagem, felicitando os autores da estátua “pela excelência da obra”.

A cerimónia de homenagem prosseguiu no Centro Paroquial e Cultural de Palmeira de Faro, com o concerto da Orquestra de Sopros da Banda de Antas e a actuação do Rancho Folclórico de Palmeira de Faro.

José Pires Afonso nasceu em Vila Chã, em 1916, tendo sido ordenado padre a 15 de Agosto de 1939. Dez anos mais tarde foi nomeado pároco de Palmeira de Faro e, a partir de 1979, passa a acumular o serviço paroquial de Curvos. Além da vida sacerdotal, esteve ligado a variadíssimas instituições e movimentos associativos, tendo sido, entre outros cargos, Director dos jornais “O Esposendense” e “Estrela do Faro”, e o responsável pela criação do Coro e do Grupo de Escuteiros de Palmeira de Faro.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário