ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 27 de março de 2013

Município edita Boletim Cultural dedicado à toponímia de Esposende





Decorreu ontem, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a sessão de apresentação do Boletim Cultural de Esposende “Esposende: Lugares e Memórias”. Trata-se do número 3, da 2.ª série desta publicação, dedicado à toponímia de Esposende, da autoria do historiador/investigador esposendense Manuel Albino Penteado Neiva.

Com esta edição, o Município de Esposende cumpre, uma vez mais, a sua missão de preservação do património concelhio e de divulgação da história local, assinalou o Vice-Presidente da Câmara Municipal. Benjamim Pereira felicitou o autor por mais este trabalho de investigação, considerando que “é um livro essencial e uma obra obrigatória para os nossos jovens e para toda a comunidade local”.

Benjamim Pereira lembrou que o Boletim Cultural é editado desde 1982, com o intuito de promover a cultura e o conhecimento do património do Município de Esposende, garantindo que está assegurada a sua continuidade.


Coube ao autor a apresentação do Boletim Cultural “Esposende: Lugares e Memórias”. Albino Penteado Neiva assumiu que este foi dos trabalhos de investigação mais gratificantes que efectuou, considerando-o mesmo “a minha viagem por Esposende”.

Nesta edição, o historiador/investigador traz a público parte da história de Esposende, concretamente da toponímia da cidade, dando a conhecer a história dos nomes das ruas e casos de alteração de designação, o que, apontou,” pode constituir uma injustiça muito grande”, assinalando mesmo que “se podem cometer graves erros”.

Albino Penteado Neiva partilhou com os presentes alguns dos casos abordados no livro, despertando a curiosidade para uma descoberta dos lugares e memórias de Esposende.

O Boletim Cultural “Esposende: Lugares e Memórias” estará disponível para aquisição na Câmara Municipal.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME


Nenhum comentário:

Postar um comentário