ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 22 de março de 2013

Município de Esposende e Exército Português estabelecem Protocolo de Colaboração



O Município de Esposende formalizou, hoje, um Protocolo de Colaboração com o Exército Português, com vista à implementação de acções de divulgação de prestação de serviços militares.

Este protocolo, cuja cerimónia de assinatura decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, insere-se na estratégia de recrutamento de voluntários para o Exército, nos regimes de voluntariado e de contrato, sendo que o Município se disponibiliza para prestar os necessários esclarecimentos aos jovens, fazendo ainda o devido encaminhamento dos interessados. A Autarquia compromete-se ainda a prestar esclarecimentos e cooperação relativa a assuntos de natureza militar. 

Um protocolo da maior importância é como o Presidente da Câmara Municipal de Esposende classifica a parceria agora estabelecida, atendendo ao contributo que o Município poderá dar para ajudar os jovens a encontrar saídas profissionais, neste caso no campo militar, um contributo que assume uma maior relevância numa altura em que o desemprego jovem é “um problema dramático”.

João Cepa assinalou a importância da colaboração e cooperação entre os organismos e entidades públicas, razão pela qual o Município não hesitou em estabelecer este protocolo, e lamentou que não tenha sido acolhida a proposta que, recentemente, fez ao Governo, através de ofício dirigido ao Ministro das Finanças, para que o excedente das receitas do IMI fosse canalizado para a criação de estágios profissionais para jovens. Pelas contas do Presidente da Autarquia de Esposende, esta medida beneficiaria entre 10 mil a 12 mil jovens em todo o país, o que, considerou, “seria uma grande ajuda”.

Uma possibilidade a ter em conta pelos jovens é a candidatura ao Exército, referiu o Autarca, saudando a iniciativa de recrutamento por parte deste ramo das Forças Armadas. João Cepa garantiu total colaboração por parte do Município relativamente a esta parceria e manifestou ainda disponibilidade para estabelecer outros projectos de cooperação com o Exército Português.

Em representação do Exército Português, assinou o protocolo o Major-General Marques Tavares, Director de Obtenção de Recursos Humanos do Exército, que assinalou a importância deste tipo de protocolos para mais eficazmente fazer chegar a informação aos jovens, apresentando a ingressão nesta força militar como uma boa opção em termos profissionais, atendendo aos elevados níveis de desemprego nesta faixa etária. Marques Tavares apontou os mais de 12 mil jovens integrados no Exército em regime de contrato para dizer que o Exército é “um dos maiores empregadores de gente jovem deste pais” e uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.

O Major-General Marques Tavares frisou que o protocolo entre o Município de Esposende e o Exército Português não se esgota nesta questão da divulgação, podendo alargar-se ao nível da realização de eventos de carácter cultural, recreativo e desportivo que contribuam para a divulgação do serviço militar.

Terminou a sua intervenção, agradecendo ao Presidente da Câmara Municipal esta parceria, referindo que são já mais de seis dezenas os municípios que estão a colaborar com o Exército ao nível da divulgação.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário