ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 22 de março de 2013

Coro de Pequenos Cantores de Esposende no I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho


O projecto do Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) vai estar em foco no I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, da Universidade do Minho, que decorrerá entre os dias 25 e 27 de Março, subordinado ao tema “O Não Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias”. 
“Coro de Pequenos Cantores de Esposende como estratégia municipal de educação artística” é o tema da comunicação a cargo da Câmara Municipal de Esposende (CME) e da Escola de Música de Esposende (EME), integrada no painel “Territórios, Cidade e Serviços Educativos”. 

Serão apresentados os princípios que presidiram à constituição do CPCE, enquadrados no âmbito da política educativa municipal, assim como a forma como as entidades promotoras articulam a sua acção e como esta se inter-relaciona com outros actores educativos. Serão ainda identificados os principais objectivos de trabalho, os seus contributos para o desenvolvimento educativo, cultural, social e cognitivo das crianças e, num espetro mais amplo, para o desenvolvimento da comunidade. 


Apresentar-se-ão ainda os objectivos artísticos do projeto e a sua importância para a formação das crianças, onde assumem particular relevância dimensões como a promoção da produção nacional de composições contemporâneas dedicadas à sonoridade única das vozes infantis e a exploração, neste contexto, de temas tradicionais do cancioneiro português e da literatura de língua portuguesa para a infância.

Para além desta apresentação, o Coro actuará na sessão de abertura do Colóquio, no qual marcarão presença como oradores perto de 400 especialistas de todo o mundo, com especial incidência nos países europeus e América latina.

Materializando uma clara intenção de educar pela arte, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende surge em 2009, fruto de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Escola de Música de Esposende. 

Desde então, e contando atualmente com um grupo de cerca de 70 crianças e adolescentes de todas as freguesias do concelho, o CPCE já se apresentou em vários locais da zona Norte do país, mas também em locais de relevância cultural nacional como o Centro Cultural de Belém. O Coro já se apresentou com o decateto de metais Portuguese Brass, tendo para este ano agendados concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e com a Banda de Música de Antas. 

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário