ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Loja Social Rede Solidária de portas abertas à comunidade educativa

A Loja Social de Esposende recebeu, no dia 21 de Janeiro, a visita de uma turma da Escola EB 2,3 de Marinhas, concretamente um grupo de 11 alunos de percurso curricular alternativo (PCA).

Em funcionamento desde Dezembro de 2011, a Loja tem vindo a despertar o interesse da comunidade educativa do concelho, que, deste modo, procura conhecer a dinâmica da Rede Social de Esposende.

A Loja Social é já encarada como um equipamento concelhio de referência na educação da população para as questões sociais, como atesta o interesse e a procura crescente por parte dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho.


Estas visitas visam sensibilizar os alunos para a partilha de bens e serviços, promovendo o espírito de solidariedade e o voluntariado. Além de ficarem a perceber o funcionamento da Loja Social, os jovens têm oportunidade de conhecer as estruturas de apoio social existentes no concelho, o trabalho que essas estruturas desenvolvem em prol da comunidade, e os projectos desenvolvidos no Banco Local de Voluntariado.

Criada no âmbito da Rede Social de Esposende, e envolvendo a parceria de 40 entidades, a Loja Social afirma-se como uma rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade. Surgiu como uma estratégia de desenvolvimento social integrado, direccionado para a população mais vulnerável, que, por este meio, pode ter acesso a determinados bens, a título gratuito, conforme as suas necessidades. Actualmente, e para a comunidade em geral, a Loja prevê também a possibilidade de troca de todo o tipo de bens, com excepção de bens alimentares. Além de possibilitar a rentabilização dos recursos disponíveis no concelho eliminando sobreposições na intervenção e permitindo um melhor planeamento entre serviços e entidades, a Loja Social tem-se afirmado como uma resposta social relevante, que, até data, tem apoiado cerca de 300 famílias, num total de cerca de 1 000 cidadãos.


Localizada no Parque Empresarial de Esposende, face à EN103-1, a Loja Social Rede Solidária funciona à segunda e quarta-feira, das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 15h00 às 18h00, para a recepção dos bens e distribuição dos bens. A Loja está disponível para visitas, por parte das escolas e instituições, mediante marcação prévia, através do e-mail rede.solidaria@cm-esposende.pt, do telefone 253 986 577 ou telemóvel 962 020 398. 

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário