ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Centro de Educação Ambiental promoveu Semana da Floresta Autóctone


Com o intuito de assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de Novembro, o Centro de Educação Ambiental levou a efeito mais uma edição da Semana da Floresta Autóctone. A iniciativa decorreu entre os dias 19 e 24 e mobilizou cerca de 600 crianças de 15 estabelecimentos de educação e ensino do Pré–escolar e 1.º Ciclo do concelho. 


Esta iniciativa pretendeu sensibilizar os mais jovens para a importância das espécies autóctones no equilíbrio da floresta e da elevada biodiversidade associada aos espaços florestais, realçando a importância dos espaços florestais e destacando os seus principais usos. 

No Centro de Educação Ambiental, as crianças assistiram a um Teatro de Sombras sobre a temática da floresta e participaram numa oficina prática de construção de marionetas. Sob a coordenação dos Bombeiros Voluntários de Esposende foram realizadas visitas ao quartel e, com a colaboração do Gabinete Técnico Florestal e dos sapadores florestais, decorreram visitas a diversos espaços florestais concelhios. Atendendo à forte adesão da comunidade educativa, estas iniciativas vão prolongar–se até ao início de Dezembro. 

Ainda integrado na Semana da Floresta Autóctone e dirigido à comunidade em geral, decorreu, no dia 24 de Novembro, a oficina "O saber não ocupa lugar – Sabonetes de Mel", em que os participantes adquiriram conhecimentos sobre como é efetuado o fabrico de sabonetes de mel, tendo sido realçada a importância e benefícios do mel na cosmética natural. 

Refira–se que o Dia da Floresta Autóctone foi criado para divulgar a importância económica e ambiental associada à conservação das florestas naturais e a urgência de as proteger da destruição. 


Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Município de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário