ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Câmara Municipal de Esposende ajuda a recuperar a sede da Casa do Povo de Apúlia




Em cerimónia realizada no passado dia 17 de Novembro, na Escola EBI de Apúlia, a Câmara Municipal de Esposende e a Casa do Povo de Apúlia assinaram um protocolo de colaboração, com vista à execução da 2.ª fase das obras de requalificação da sede da instituição. O acto foi precedido do lançamento do livro “Apúlia – onde o mar e a terra cruzam gentes”, uma edição conjunta do Município de Esposende e da Associação “Recordar a Velha Apúlia”.




O protocolo prevê a doação, por parte da Câmara Municipal à Casa do Povo de Apúlia, de um terreno, propriedade municipal, sito no Lugar de Paredes, naquela freguesia, com uma área de cerca de 1500 metros quadrados, cujo valor da venda reverterá a favor das obras de requalificação do edifício da Casa do Povo. 

Impossibilitada de usar da palavra por razões de saúde, a Presidente da Casa da Povo de Apúlia, Laurentina Torres, manifestou, pela voz de Filipe Queiroga, da direcção da instituição, a sua satisfação por ver encontrada a solução para concluir as obras que “restituirão à Casa do Povo o prestígio e a dignidade que a distinguiram no passado”. Deu conta das obras realizadas numa 1.ª fase, ao abrigo de um outro protocolo de colaboração com a Câmara Municipal, e lembrou que o processo se arrasta desde 1996, sem que a instituição tenha conseguido os apoios necessários para sua conclusão. Laurentina Torres fez, por isso, questão de agradecer publicamente o empenho do Presidente da Câmara Municipal, João Cepa, na busca de uma solução para concretizar este anseio da instituição, fundada em Agosto de 1940, cujo percurso lembrou à vasta plateia presente.




Elogiando o trabalho e a dedicação de Laurentina Torres à frente da Casa do Povo, o Presidente da Câmara Municipal referiu que não poderia deixar de ser sensível “a este projecto da Casa do Povo, que é ambicioso, de reconstruir a sua sede para lhe dar a dignidade que ela necessita e que Apúlia também merece e necessita”. 


A propósito da Reforma Administrativa que determina a agregação de freguesias (está prevista a fusão de Apúlia com Fão), o Autarca deixou o pedido para que “nunca deixem cair no esquecimento a história e as tradições desta freguesia”.


Aproveitando a oportunidade de falar às gentes de Apúlia, o Presidente da Câmara Municipal anunciou que o Município propôs ao Governo, através do Ministério da Educação, a criação de um Centro Escolar em Apúlia, com todos os graus de ensino, através da requalificação e ampliação da actual Escola Básica Integrada (EBI), um projecto a executar em parceria com a Autarquia e ao qual espera que o governo dê luz verde.


A difícil situação social e económico-financeira que o país atravessa foi referida por João Cepa para dizer que a Câmara Municipal de Esposende, apesar de uma significativa quebra nas receitas, respira uma boa situação financeira, ao contrário de muitos municípios, que agora tiveram necessidade da ajuda financeira do governo para fazer face às dívidas. Com o orçamento camarário para 2013 fechado e apesar da anunciada redução de praticamente todos os impostos municipais no próximo ano, a Autarquia não perde de vista os investimentos importantes para o concelho, pelo que está em perspectiva, entre outros projectos, a criação de um Programa de Emergência Social, para apoio às famílias, anunciou o Autarca.


João Cepa voltaria a usar da palavra para elogiar o trabalho da Associação “Recordar a Velha Apúlia”, que, na mesma cerimónia, fez a apresentação do livro “Apúlia – onde o mar e a terra cruzam gentes”, depois de, em 2009, ter lançado a obra “Apúlia – da terra e do mar”. Trata-se de um livro de poesia, com textos da autoria de João Vasconcelos e grafismo de Miguel Neiva, ilustrado com fotografias antigas e outras mais recentes de Apúlia que mostram a evolução da Vila até aos dias de hoje. 


O Presidente da Associação, José Neiva Santos, referiu que esta edição representa a concretização de mais um objectivo e quis, por isso, agradecer a parceria e colaboração da Câmara Municipal, na pessoa do Presidente João Cepa. 


A cerimónia destes dois actos foi abrilhantada com a actuação, em alguns momentos, do Rancho Infantil e do Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário