ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Câmara Municipal de Esposende organizou mais uma Festa do Idoso em Fátima



Câmara Municipal de Esposende organizou mais uma Festa do Idoso em Fátima

Realizou-se, no passado dia 21 de Setembro, mais uma edição da Festa do Idoso, organizada pela Câmara Municipal de Esposende, que teve como destino, uma vez mais, o Santuário de Fátima.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 1600 idosos das quinze freguesias do concelho e traduziu-se em mais um sucesso. Logo cedo, perto de três dezenas de autocarros partiram rumo àquele que é o destino de eleição dos idosos. A celebração eucarística teve lugar, às 12h15, na Igreja da Santíssima Trindade, pelo Arcipreste de Esposende, Padre Armindo Patrão, que felicitou a Autarquia pela realização da iniciativa, saudando também todos quantos colaboraram na realização do evento, que se traduz na “alegria do encontro e do convívio”.
Após a missa, seguiu-se o tradicional piquenique, num dos parques do santuário, que é o momento da partilha e do convívio. O Presidente da Câmara Municipal, acompanhado do restante executivo, aproveitou a oportunidade para conversar com os idosos, tendo recebido elogios à iniciativa e à escolha do local desta festa-convívio. Uma vez mais, repetiram-se os apelos para manter esta iniciativa, tendo João Cepa garantido que enquanto for Presidente da Câmara Municipal a Festa do Idoso é para manter, nos mesmos moldes. “É muito gratificante ouvir e sentir a grande satisfação e a grande alegria que lhes podemos proporcionar”, referiu o Autarca, acrescentando que, apesar das medidas de contenção implementadas, nunca esteve em causa a realização deste evento. “Acho que é o mínimo que podemos fazer pelos nossos idosos”, afirmou.


No regresso a casa, houve paragem para o lanche em Santa Adelaide – Gaia, Nossa Senhora da Saúde dos Carvalhos – Carvalhos ou Nossa Senhora de Lamas – Santa Maria da Feira, de acordo com a escolha das várias Juntas de Freguesia.

A Festa do Idoso, que tem vindo a realizar-se anualmente desde 1996, representa para muitos dos participantes a oportunidade de saírem das suas rotinas diárias e fugirem da solidão, proporcionando-lhes momentos de convívio.

Esta actividade integra o Programa “Conviver para Viver” e fez parte também das Comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, que se assinala em 2012.

Tal como em anos anteriores, a Festa do Idoso contou com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, Santa Casa da Misericórdia de Fão, Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguraram a assistência aos participantes.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário