ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Esposende convida a provar pratos de peixe e marisco com tradição e inovação




“Março com Sabores do Mar”

Esposende convida a provar pratos de peixe e marisco com tradição e inovação

Trinta e um restaurantes do concelho participam, este ano, na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, um evento gastronómico promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com as unidades de restauração concelhias.

Trata-se da 13.ª edição desta iniciativa há muito assumida pelo Município como um cartaz turístico da maior importância, como forma de combater a sazonalidade e promover a gastronomia e os produtos locais. Este ano, além dos restaurantes e das cinco quintas produtoras de vinho do concelho, há seis pastelarias que se associam ao evento. Durante todo o mês de Março, servem-se à mesa pratos de peixe e mariscos, aliando a tradição à inovação.

Na sessão de apresentação, que decorreu esta manhã, na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende aludiu ao sucesso da iniciativa, destacando o empenho e iniciativa dos empresários do sector. João Cepa referiu que a iniciativa “Março com Sabores do Mar” se traduz em mais um contributo do Município para ajudar a área da restauração numa altura em que atravessam maiores dificuldades, de que é exemplo o aumento da taxa do IVA.

O Autarca lançou um olhar crítico sobre a falta de visão “de quem tem o poder de tomar decisões e que ainda não percebeu a importância do turismo”. A título de exemplo, apontou o mar como tendo potencialidades enormes, sem que se vejam acções em concreto para tirar proveito da mais-valia que representa e  lamentou as condições em que se encontram os portos e as barras. João Cepa foi mais longe nas críticas e disse não compreender que a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) tenha demorado um ano a analisar a candidatura dos novos Centros de Informação Turística e pediu, por isso, maior celeridade nas decisões.

Perante uma plateia onde se encontravam vários empresários locais, o Presidente da Câmara Municipal adiantou que a Autarquia pretende implementar iniciativas de promoção do comércio local.


A terminar, deixou agradecimentos a todos quantos tornam possível a realização desta iniciativa, fazendo ainda um agradecimento especial ao júri do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”.

Em representação do júri desta nona edição, Francisco Sampaio, Confrade Mor da Confraria dos Gastrónomos do Minho, apontou o Concurso Gastronómico como uma mais-valia para os restaurantes e felicitou a Câmara Municipal pela realização da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, considerando que é uma aposta ganha, que promove o concelho, em geral, e a gastronomia, em particular.

Em representação da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal, Nuno Ferreira saudou o Município pela iniciativa, que contribui para combater a sazonalidade na denominada época baixa, e considerou que o tecido económico do Município fica a ganhar com este tipo de eventos. Nuno Ferreira aproveitou a oportunidade para agradecer ao Município de Esposende por se ter associado ao evento Fins-de-semana Gastronómicos da Turismo Porto e Norte de Portugal e estendeu os agradecimentos aos empresários do sector da restauração pelo contributo que dão em prol da preservação do património gastronómico.

A apresentação do programa desta 13.ª edição do “Março com Sabores do Mar” coube ao Vereador do Turismo da Câmara Municipal, Rui Pereira.

Como habitualmente, o evento integra os concursos gastronómicos “Março com Sabores do Mar”, a que concorrem 15 dos restaurantes aderentes, e “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direccionado para os alunos da área da restauração e cozinha.

Associado à iniciativa “Março com Sabores do Mar” está o Fim-de-Semana Gastronómico da Turismo Porto e Norte de Portugal, a decorrer entre os dias 2 e 4 de Março, com lampreia, clarinhas e vinhos verdes do concelho na ementa, e um programa de animação.

No Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, vai realizar-se, no dia 10 de Março, a Oficina de Saberes e Sabores “Agricultura Biológica: a diferença também está no paladar!” e, no Hotel Axis Ofir, decorrerá, no dia 10, um Fórum Gastronómico, organizado pela Escola Profissional de Esposende.

Ainda integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio vai acolher, nos dias 15, 16 e 17, concertos do Harmos Festival.

No dia 23, realiza-se a iniciativa Cantinas Escolares com “Sabores do Mar”, nas escolas aderentes, e, entre os dias 23 e 25, terá lugar o “Fim-de-Semana dos Sabores do Mar”, no âmbito do qual decorrerá o Festival das Sopas na EBI de Apúlia, um roteiro de visita pelo concelho, teatro, caminhada, folclore e artesanato.

A encerrar a edição de 2012, terá lugar, no dia 30 de Março, a cerimónia de entrega de prémios e diplomas, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Com o intuito de promover o evento, a Câmara Municipal de Esposende vai marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no stand da Turismo Porto e Norte de Portugal, na próxima sexta-feira, dia 2 de Março.

Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário