ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Esposende Rádio - destaques


@ Assembleia Municipal aprova renovação de contrato com SUMA
@ Teresa Portela e João Ribeiro entre os 12 atletas convocados pela Selecção Nacional de Canoagem
@ Procissão aos Enfermos de Belinho este domingo
@ Complexo de Fão acolhe sábado III Triangular de Veteranos "ZEMA Cup"
@ Tapete de Pétalas no altar do Templo abre hoje Festas do Senhor Bom Jesus de Fão
@ Deputado Agostinho Lopes sexta e sábado em Esposende
@ Juízes de Barcelos ponderam não realizar julgamentos em Esposende por falta de estacionamento

"Para que nada lhe passe ao lado."
sintonize a frequência
"noventa e três ponto dois"
ou acesse
Esposende Rádio é mais cultura, informação,
entretenimento e muita música.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Museu de Esposende acolhe “Exposição Florestal” até 5 de Maio


No âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas, a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente e a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), está a promover a realização de uma “Exposição Florestal”.

A mostra está patente no Museu de Esposende, até ao próximo dia 5 de Maio, e apresenta uma colecção fotográfica relacionada com a importância da floresta associada aos recursos hídricos.

Nesta exposição é ainda possível ver diverso material relacionado com os diferentes tipos de produtos que se podem obter da floresta, como sejam as diferentes etapas para obtenção do papel, o aproveitamento da cortiça, da resina, da biomassa florestal, as diferenças dos frutos e sementes florestais e vários tipos de utilização de material lenhoso como os aglomerados de fibras, aglomerados de partículas, madeira cimento, contraplacados, madeiras lameladas, entre outras.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Esposende - Kastrus River Klub: Programação do final de semana

Por favor, clique na imagem para ampliá-la.
Do Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

terça-feira, 26 de abril de 2011

Solidal aposta forte no estrangeiro para poder continuar a crescer

A fabricante de cabos eléctricos do grupo Quintas facturou em 2010 mais de 75 por cento fora de portas.

Foto: Fernando Rites
Numa altura em que o discurso político voltou as atenções para o sector exportador, e os economistas fazem coro ao dizer que terá de ser na procura externa de bens transaccionáveis que Portugal tem de ser competitivo e fazer crescer a economia, pode muito bem ser em Esposende, onde a Solidal centralizou a produção de cabos eléctricos, que se vai procurar exemplos, e perceber o que pode ser feito para cumprir aquele que é, agora, um desígnio nacional.
"Temos de ser independentes da péssima situação em que o país está", comenta Pedro Lima, presidente da Solidal, empresa subsidiária do grupo Quintas & Quintas. (continua)
Fonte: Público
Leia aqui a notícia na íntegra.

Esposende oferece bailado clássico e Hip Hop para assinalar Dia Internacional da Dança


O Dia Internacional da Dança, que se comemora a 29 de Abril, vai ser assinalado, a exemplo de anos anteriores, pela Câmara Municipal de Esposende e Academia de Bailado de Esposende, com a apresentação dos espectáculos de dança “Coppélia” e “Hip Hop Hoje”.
No dia 29, às 16h00 e às 21h30, a Academia de Bailado apresenta “Coppélia”, um ballet cómico sentimental que conta a história de Swanilda e Franz. Certo dia, ele fica encantado por uma menina que todas as tardes se dedica à leitura na casa do Dr. Coppelius, um senhor que fabrica brinquedos. Swanilda fica com ciúmes até que descobre que a Coppélia, aquela menina dedicada à leitura, é apenas uma boneca.
O espectáculo “Hip Hop Hoje”, a ter lugar no dia 30, pelas 21h30, consiste na apresentação do trabalho realizado pelos alunos da Academia de Bailado e por um grupo convidado.
Além de assinalar o Dia Internacional da Dança, pretende-se divulgar e promover o gosto por uma das mais importantes manifestações de arte, dando simultaneamente a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Academia de Bailado de Esposende, em actividade há mais de duas décadas.
Os espectáculos têm entrada livre, sendo que os ingressos estarão disponíveis no Auditório Municipal, nos dias das apresentações.

Trilho da Foz do Cávado



Clique, por favor, no cartaz para ampliá-lo.
Em pleno Parque Natural do Litoral Norte encontramos o estuário do Rio Cávado, que para além da sua extrema importância ecológica a vários níveis, configura à paisagem de Esposende um cenário deveras característico no panorama da região.
O percurso passará por diferentes habitats e locais de interesse, tais como o sapal, o cordão dunar, a restinga, a praia de Ofir e a vila de Fão, pelo que temas como a erosão costeira, as áreas protegidas ou o enquadramento histórico-cultural local, serão certamente abordados e debatidos.
Junte-se a nós neste 2º trilho pedestre Impulso Integral!
Trilho da Foz do Cávado
Data: 01.05.2011 (Domingo)
Horário: 10h-13h
Inscrição: 3 €
Data limite de inscrição: 29.04.2011
Ponto de encontro: Pousada de Juventude Foz do Cávado (Alameda Bom Jesus - Fão - Esposende)
Distância do percurso: 8 km
Nível de dificuldade: fácil
Tipo de caminho: passadiço, praia e estrada
Âmbito do percurso: área protegida do Parque Natural do Litoral Norte
Localização: freguesia de Fão, no concelho de Esposende
Deverá realizar a sua inscrição preenchendo este formulário online (clicar aqui) ou através dos seguintes contactos:
Morada: Rua de Covide, 82 - 4415-805 Sandim - Vila Nova de Gaia
Telemóvel: +351927327614
Telefone fixo: +351227650435

Compasso Passcal - II

Fotos de Carlos Barros

O "pátio dos gentios" para o futuro de Portugal...

Por Paulo Dias
Durante o período quaresmal, na paróquia de Esposende decorreu algo, que eu achei original, o "Pátio dos Gentios" para jovens, famílias, vocações, etc. Era uma forma de juntar no "pátio" ou à mesa, participantes de várias idades para escutarem um conferencista, especialista em determinado assunto e ao mesmo tempo conviverem e participarem activamente naquilo que a Igreja julga ser necessário. Creio que Portugal precisa de algo semelhante, ou seja pôr à mesa, especialistas sobre determinados assuntos e dialogar relativamente aquilo que se pode fazer por Portugal e desse modo, se assumir compromissos para o futuro. Não adianta andarmos tristes porque tristezas não pagam dívidas, temos que encontrar soluções para as nossas dificuldades, algo que ainda não ouvi dos nossos políticos. (continua)
Clique aqui para ler o post na íntegra.

sábado, 23 de abril de 2011

Voz desportiva do Jandirinha

Campeonato da III Divisão Nacional:
ADE 2 C.F. Fão 0
Esposende disputou, no seu Estádio P. Sá Pereira , o jogo com o C.F. Fão, fase final da promoção à 2ª Divisão Nacional.
A ADE logo aos "trinta segundos"- golo speed Gonzalez...- fez o seu primeiro remate à baliza, concretizado em golo, marcado pelo Abílio que, mais tarde, concretizou o segundo golo, numa excelente exibição, penso que foi a mais conseguida desde que joga na ADE, depois de ser transferido do Fão para as hostes esposendenses.
Foi um jogo correcto e muito bem disputado, se bem que o jogo em si, foi um fraco espectáculo de futebol, ganhando a equipa mais eficaz, em termos ofensivos, que foi a ADE, apesar da boa resposta do Fão, durante a primeira parte.
O guarda-redes Rui Manuel da ADE esteve em excelente plano, segurando o inviolabilidade das suas redes.
Esposende está em 2º lugar em zona de promoção.
Venha, no próximo sábado o lider Mirandela, ao nosso estádio para enfrentar os "Vikings do Cávado" e neste jogo, tudo pode acontecer!
A arbitragem não comento.
Um adeus desportivo
Carlinhos da Jandira

Procissão do Enterro do Senhor


Por Carlos Barros

Nesta Sexta-Feira Santa, não se realizou, pelas 21.30 horas, a Procissão do Enterro do Senhor, devido à chuva, tendo estas cerimónias sido suspensas.

Na Igreja Matriz houve o Sermão da Soledade, tendo inúmeros esposendenses recolhido às suas casas, com um ar de tristeza e de desânimo por não assistiram à tão esperada e desejada Procissão de Enterro do Senhor.

Nestes últimos anos, na Semana Santa, S. Pedro não nos tem ajudado mas, para o ano há a esperança que as condições atmosféricas sejam mais amenas e propícias ao pleno cumprimento do programa da Semana Santa.

Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Votos de uma feliz Páscoa

Esposende Sport Club - Época 1977/1978

Por A. Pinto
Mais uma fornalha de craques formada no viveiro chamado "Ribeira".
Esta equipa tinha excelentes jogadores, bons executantes e com muita habilidade.
Caso tivessem frequentado as escolas de um Sporting, do Porto ou do Benfica, teríamos, com certeza, nomes de expressão no desporto nacional.
Mas o destino estava traçado, defender as cores do nosso glorioso Esposende Sport Club.

Clique na foto para ampliá-la, por favor.
Na foto temos os seguintes craques:
Da esquerda para a direita, de pé: o Mister A. Pinto, Luís, "Índio", Amâncio (filho), Rui Varandas, "Xuinga", Carlos Machado, "Alhinho" e o célebre Mata-Leão Serafim.
Da esquerda para a direita, agachados: Carlos "27", Mequinho, Tone Miquelino, Celestino, "Mocas", Monção, "Circa” e Toni (capitão da equipa).

Esposende - Maio: Agende-se


Psiquiatra Daniel Sampaio é convidado da Biblioteca Municipal de Esposende


11 Maio – 21h00

O conceituado psiquiatra e terapeuta familiar, Daniel Sampaio, é o próximo convidado da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, em mais uma iniciativa “À conversa com…”, a ter lugar no dia 11 de Maio, pelas 21h00.

A tertúlia rodará à volta do seu último livro, “Memórias do Futuro, narrativa de uma família”, mas os temas tratados em outras publicações, tão do agrado do público, serão certamente objecto de reflexão e debate nesta conversa, que se espera bastante participada, dado o currículo e o prestígio do convidado.

Daniel Sampaio nasceu em Lisboa, em 1946, e viveu em Sintra durante a infância. Colaborou no “Diário de Lisboa Juvenil” e em publicações do movimento associativo dos liceus no início dos anos 60. Concluiu o curso de Medicina em 1970, doutorou-se em 1986 e fez provas de agregação em 1997, na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde é professor de Psiquiatria. Chefe de Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, dedicou-se sobretudo à intervenção terapêutica junto de jovens em risco.

Foi um dos introdutores da terapia familiar em Portugal, após formação com Carl Whitaker, um dos pioneiros dessa técnica de intervenção em saúde mental.

Os livros que publica partem da sua experiência clínica e pretendem ilustrar algumas dificuldades dos adolescentes e das suas famílias. Entre os muitos títulos publicados, destacam-se “Droga, pais e Filhos”, “Ninguém morre sozinho”, “Inventem-se novos pais”,“ Voltei à Escola”, “Lavrar o mar”, “A razão dos avós”, “Porque sim”, entre outros.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A grande final F.M.I. - B.C.E. está a chegar...

Por Paulo Dias
Mais importante que as finais Real-Madrid-Barcelona ou Benfica-F.C.Porto, é a final que se irá disputar ao vivo em Portugal entre estas duas equipas - FMI de Washington e BCE de Frankfurt. Esta final será assistida por 10 milhões. O árbitro será o Sr. PEC IV, conceituado nos jogos rasteiros, subtraindo "golos" aos adeptos pensionistas, assalariados e precários dos recibos verdes. O principal craque da equipa FMI é um tal "Blue Eyes", dinamarquês, experiente e que faz ataques cerrados aos defesas baralhados com a "soberania" e o craque da equipa BCE é um alemão, um autêntico poste que faz jogo de contenção, corta para canto as jogadas perigosas (corrupção, gastos supérfluos, défices orçamentais...).
Leia aqui o post na íntegra.

Câmara Municipal de Esposende promoveu “O Chef vai à Escola!” no Centro Social de Curvos


No âmbito do Projecto “Crescer Saudável”, a Câmara Municipal de Esposende realizou, no passado dia 15 de Abril, mais uma edição de “O Chef vai à escola!”.
O Chef Ivo Loureiro orientou a confecção de uma ementa saborosa e saudável, no Centro Social de Curvos, sendo que do cardápio constou um “Creme de castanhas com fiambre confitado”, um “Empadão à Conde da Guarda gratinado” e, para terminar, “Tartezinhas de maça e canela”.

Esta iniciativa está inserida no projecto “Crescer Saudável” e pretende qualificar a resposta alimentar da escola, mas também encetar um trabalho de sensibilização para uma alimentação mais saudável e para a vivência de novos, mas também de antigos sabores. No âmbito deste projecto, que integra a participação de todas as escolas do concelho e do Centro de Saúde, estão a ser desenvolvidas, junto da comunidade escolar, diversas actividades que promovem estilos de vida saudáveis e que se enquadram em várias áreas como a promoção de uma alimentação saudável.

Autarquia e Esposende 2000 promovem Seminário "A Formação dos Jovens Desportistas"



6 e 7 de Maio – Auditório Municipal de Esposende

A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende 2000, vai promover, nos próximos dias 6 e 7 de Maio, no Auditório Municipal de Esposende, um Seminário subordinado à temática "A Formação dos Jovens Desportistas".

Esta iniciativa insere-se no Plano de Formação de Agentes Desportivos que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), e irá abordar várias temáticas orientadas para os diversos agentes que, directa ou indirectamente, influenciam o processo de formação do jovem futebolista.

A sessão de abertura do seminário terá lugar no dia 6, pelas 20h00.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Esposende - Agenda: Abril 2011




9.º Encontro Luso-galaico de BTT arrastou milhares a Esposende


Esposende recebeu, no último fim-de-semana, dias 16 e 17 de Abril, milhares de visitantes, em virtude da realização do 9.º Encontro Luso-galaico de BTT, que a Câmara Municipal de Esposende e a empresa municipal Esposende 2000, levaram a efeito em colaboração com diversas associações concelhias.

Mais de 2000 amantes do BTT participaram neste que é já considerado um dos grandes eventos desportivos da região Norte, que tem vindo a crescer de ano para ano e a atrair cada vez mais gente a Esposende.

A novidade da edição deste ano foi a realização da Maratona Extreme, uma prova de dificuldades elevada, na qual os participantes tiveram de percorrer os 110 quilómetros do percurso em total autonomia, com orientação através de GPS, tendo-se sagrado vencedores Rui Anjos (6:13:17) e Maria Fátima Melo (9:01:34).

Pelo segundo ano consecutivo, a Maratona foi conquistada por um atleta do concelho. Na prova de 70 quilómetros, João Benta, da freguesia de Marinhas, sagrou-se vencedor, ao fazer a prova em 2:50:17, e em femininos foi Patrícia Almeida (4:45:17) a conquistar o primeiro lugar. Na Maratona de 35 quilómetros, os primeiros classificados foram Carlos Brito (1:21:59) e Maria Conceição Campos (2:20:12).

O programa desta nova edição do Encontro Luso-galaico de BTT incluiu também o habitual Passeio Júnior, com um percurso de cerca de 25 quilómetros, na qual os pais e os avós puderam acompanhar as crianças na prova, sendo que, pela primeira vez, foram permitidas inscrições colectivas, como forma de incentivar as associações e as escolas a participarem.

Pelo segundo ano consecutivo decorreu o Concurso BIT (Bicicletas Incrivelmente Transformadas), no qual se sagrou vencedora a Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira, de Esposende, com o “Bitcenas”, sendo que os projectos concorrentes tiveram a oportunidade de desfilarem pela cidade de Esposende.

A garantir a segurança da prova esteve no terreno uma vasta equipa, constituída por elementos da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Marinhas, bem como centenas de voluntários das associações do concelho a apoiar o evento.

Associada a esta edição do Encontro Luso-galaico de BTT, decorreu a habitual Feira de Artesanato e a Tenda Gastronómica onde funcionou a Feira de Doces, onde atletas, acompanhantes e visitantes se puderam deliciar com uma grande variedade de produtos.

Autarquia de Esposende apoia Torneio de Gira Vólei no Campo de S. Miguel em Marinhas


O Campo de S. Miguel, em Marinhas, vai acolher, amanhã à tarde, a partir das 14h30, uma acção de promoção e prática do Gira Vólei.
Trata-se do I Torneio de Gira Vólei promovido pela Federação Portuguesa de Voleibol e Futebol Clube de Marinhas, com a colaboração da Câmara Municipal de Esposende e da Junta de Freguesia de Marinhas.
Esta acção destina-se a crianças e jovens com idades entre os 8 e os 15 anos, sendo que as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail fcmarinhas@sapo.pt. Os participantes vão receber lembranças e diploma de participação.

domingo, 17 de abril de 2011

9º Encontro Luso-Galaico BTT 2011 - Balanço Final



"Para que nada lhe passe ao lado".
Fonte: A Hora do João, canal no Youtube.

Voz desportiva do Jandirinha


Com um abraço desportivo e fraternal, apresento os principais resultados das equipas concelhias.

III Divisão Nacional:
Vianense 0 A.D. Esposende 1
C.F. Fão 0 Mirandela 0

Divisão de Honra da A.F. Braga:
Prado 0 Marinhas 0
T. Bouro 1 Forjães 1

I Divisão Distrital da A.F. Braga:
Gandra 2 Vila Chã 2

II Divisão Distrital:
Cabreiros 0 Antas 0

Parabéns ao novo campeão Distrital da I Divisão Distrital, o Antas, após o empate de 0-0 no reduto e um dos seus principais opositores.

A A.D Esposende conseguiu uma excelente vitória no reduto de um dos candidatos à subida de divisão que é o Vianense e, com "pezinhos de lã", temos o nosso Esposende metido no barulho e apresentando-se como um inesperado candidato à subida à 2ª divisão nacional.Os próximos jogos dirão algo ao futuro do Esposende.
No próximo jogo, os "Vikings do Cávado" recebem, num sempre apetecido derbi local, o C.F. Fão e posteriormente o líder Mirandela.
Um adeus desportivo.
Carlinhos da Jandira

"Também eu estive lá... Angola, 1971-1973."

Republicação - 1ª publicação em 11/08/2009.

"Livros que não podem faltar na estante de um esposendense."


Estante de autores esposendenses:
AUTOR: LINO ANTÓNIO DA S. MARTINS REI
TÍTULO: TAMBÉM EU ESTIVE LÁ...
EDITORA: EDIÇÃO DO AUTOR
ESTANTE: HISTÓRIA/MEMÓRIAS
COMENTÁRIOS: EDIÇÃO DO AUTOR, ANO 2002, 153 PAGS, BROCHURA.
CURIOSIDADES: PREFÁCIO DO PROFESSOR AMADEU TORRES.
"ESTE ESPAÇO DE CERCA DE 41 MESES AVULTA AQUI A RETROSPECTIVA E SEQUENCIALMENTE RECONSTITUÍDO PELO ALFERES MARTINS REI, ATRAVÉS DE UM SELECTO MOSAICO DE RECORDAÇÕES E EVENTOS, CUJA LEITURA, NATURALMENTE AGRADÁVEL E NOSTALGICAMENTE TÓNICA, SE SALPICA DE CONGRAÇANTE HUMOR UMAS VEZES, OUTRAS INOPINADAMENTE SE LARVA DE ANGÚSTIA E SAUDADE, EM CONTRASTE COM RETEMPEROS ALEGRES DE FORÇAS EM CONVÍVIOS EVENTUAIS."

"Também eu estive lá... Angola, 1971-1973."


 

Esposende - Pé no Rio: Programação do final de semana


Por favor, clique na imagem para ampliá-la.
Do Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Voz desportiva do Jandirinha



Com saudações desportivas, apresento alguns resultados das camadas jovens do Esposende (ADE).

Juniores: Viatodos 0 ADE 3
Juvenis: ADE 1 Santa Maria 0
Iniciados: ADE 5 Realense 1
Infantis: ................
Benjamins:...............

Juniores: 1º lugar: 55 pontos (58-19)
Juvenis: 6º lugar 40 pontos (28-15)
Iniciados: 13º lugar: 15 pontos (27-65)

Amanhã teremos um Vianense - Esposende e esperemos que Esposende traga das "terras do Lima" um resultado positivo.
Um até amanhã breve.
Carlinhos da Jandira

Esposende - Semana Santa



BIBA OFIR - Fiesta CUBANA





Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836