ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 23 de Maio de 2011

Biblioteca Municipal de Esposende apresenta “Aspectos Históricos dos Movimentos Feministas”


A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, apresenta até o próximo dia 3 de Junho, a Exposição “Aspectos Históricos dos Movimentos Feministas”.
Esta exposição, da responsabilidade da Associação Lusófona para o Desenvolvimento do Conhecimento, está inserida no projecto “Ser Igual – Ser Mais”, que pretende sensibilizar para a emergência da igualdade de género, e mostra a evolução da Mulher e as lutas que foram travadas pela sua emancipação.
Pretende-se, deste modo, formar novas mentalidades, introduzindo a análise de género como conceito operatório no relacionamento social e familiar, reforçar a presença das mulheres na actividade social e empresarial, fomentar a participação dos homens na vida familiar e envolver profissionais dos vários ramos de actividade em acções convergentes.
Com esta iniciativa, o Município de Esposende pretende chamar a atenção para a evolução da problemática da Igualdade de Género, dando a conhecer como tem evoluído e o que tem sido alcançado, bem como o que é necessário realizar no sentido da mudança deste paradigma social, no seguimento de compromisso estabelecido com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h30.

PORTUGAL, PRESENTE E FUTURO

Conferência: PORTUGAL, PRESENTE E FUTURO, que terá lugar no Auditório Municipal de Esposende (Largo Rodrigues Sampaio), na próxima terça-feira, dia 24 de Maio, pelas 21h00.

Canoagem:Teresa Portela de ouro em Racice

Record
H. Rodrigues/J. Vasconcelos de Prata
A canoísta portuguesa Teresa Portela conquistou este domingo a medalha de ouro em K1 200 na segunda e última etapa da Taça do Mundo, em Racice, República Checa, enquanto Helena Rodrigues e Joana Vasconcelos chegaram à prata em K2 200.
Na final de K1 200, Teresa Portela, com o tempo de 41,970 segundos, bateu a finlandesa Jenni Mikkonen, por 0,28 segundos, e a britânica Jessica Walker, por 0,306, garantindo o primeiro ouro luso nesta Taça do Mundo.
Leia aqui a notícia na íntegra.
Colaboração: A. Pinto

III - Voz Desportiva do Jandirinha

Boa tarde aos amigos esposendes/Blog:
 
No Estádio Padre Sá Pereira, os nossos "meninos" da categoria de benjamins defrontaram e derrotaram as Necessidades, para acerto de calendário, por um concludente 12-2.
Assistiu-se a um belo espectáculo e as duas equipas estão de parabéns, assim como à assistência que se portou muito bem.
Já aconteceu que tive de abandonar o Estádio num jogo de escolinhas, por comportamento muito incorrecto de alguns pais que ensinavam às crianças a chamarem nomes ao árbitro. Lamento dizer/escrever isto....
Sempre que posso assisto aos jogos dos nossos "pequeninos, artistas" da bola, porque é belo observar as crianças a espraiarem o seu gosto pelo futebol, com aquela ingenuidade natural mas, com muito empenho, alegria e luta.
A ADE, jogadores nascidos em 2001- foram campeões Distritais, ao derrotar o Marinhas por 5-4, após muitos jogos realizados, desde o ano transacto.
Parabéns a todos os vencedores e aos responsáveis das Escolinhas da ADE que continuam a fazer um excelente trabalho de Formação Desportiva, Social, Educativa e Humana.
Um adeus breve.
Abraço desportivo
Carlos Barros

domingo, 22 de Maio de 2011

Esposende Rádio - destaques


@Vai ser aplicada no Município de Esposende pela Esposende Ambiente, a Tarifa de Cariz Social.

@Taça do Mundo de Canoagem: atletas portugueses apurados para as semifinais.

@Penteado Neiva acredita na fidelidade ao PSD dos esposendenses.

@Câmara de Esposende comemora Dia Internacional da Diversidade.

@Manuela Machado apadrinha caminhada em Belinho.

@"Tripla Aventura" organizada pela Escola Profissional de Esposende.

@Festival de Cocktails na Escola Profissional de Esposende.

"Para que nada lhe passe ao lado."
sintonize a frequência
"noventa e três ponto dois"
ou acesse
Esposende Rádio é mais cultura, informação,
entretenimento e muita música.

Legislativas 2011 - Portugal conta com o seu voto

Concerto do grupo "Sons de Rua" ligado à Casa da Música do Porto

(...) É uma forma genuína de recuperar pessoas para a vida, trazê-las de volta à sociedade, mostrar que têm muito de bom para oferecer a toda a gente. Este sentido positivo ou +, dignifica a vida humana! O grupo musical, com dezenas de pessoas,é uma orquestra de gente do povo e isto, significa muito em prol da cultura, conhecendo-se como esta pode trazer benefícios ao ser humano.  O apoio da edilidade de Esposende a este projecto e o facto de convidar a orquestra para nos trazer sons fantásticos, merece parabéns. Pena que o auditório não tivesse mais composto porque a cultura deve ser uma manifestação de partilha mais generalizada que nos enriquece a todos. Desde já, gostei muito daquela hora musical de sons e cantares diferentes. Vale a pena apostar neste espectáculos!
Leia aqui o post na íntegra.

Bom dia Esposende

Fotos de Fernando Rites


II - VOZ DESPORTIVA DO JANDIRINHA


ADE 1 Vianense 4


Esposende, perdeu no seu reduto, 4-1 com o Vianense fazendo uma exibição mediocre e irreconhecível: mal a defender e péssimo a atacar e perante este quadro negativo, em termos exibicionais, Esposende mereceu perder já que o Vianense, sem deslumbrar, fez uma segunda parte de excelente nível perante um Esposende, sem rumo, desnorteado, sem chama e com uma atitude no jogo sempre ausente.


Esposende joga muito mais do que mostrou neste jogo, perante um Vianense que estava ao alcance dos "Vikings do Cávado". Os reforços da ADE não revelaram uma mais-valia que se esperava e o guarda-redes do Esposende esteve em tarde não, sofrendo quatro golos de "canto"...


A arbitragem não comento, nem as estratégias do treinador do Esposende...
Esperemo que o próximo Fão - Esposende seja mais interessante e com um resultado positivo.


Um adeus desportivo breve.


Carlinhos da Jandira

VISITA AOS LACTICÍNIOS DAS MARINHAS


No âmbito da campanha eleitoral do PSD no concelho de Esposende, Penteado Neiva, candidato à Assembleia da República, visitou na tarde de hoje uma das empresas de sucesso e de referência nacional e internacional deste concelho. A fábrica de lacticínios de Marinhas que nasce em 1939 fruto da concentração de pequenos fabricantes de manteiga da região.

O Candidato Penteado Neiva e a delegação que o acompanhou foram gentilmente recebidos pela sua proprietária Eng.ª Berta Castilho que historiou o nascimento da empresa focando que a segurança alimentar está no topo das suas preocupações e que para isso foi implementado um sistema onde é testado, verificado e certificado todo o controlo dos produtos, desde a matéria-prima à mesa do consumidor, neste caso, do "prado" ao "prato". Existe uma equipa de Segurança Alimentar que tem por missão assegurar que essa área funcione correctamente.

Foi agradável ouvir que os Lacticínios das Marinhas pertence ao universo das PME Líder que só foi possível porque nela se destacam os seus elevados níveis de eficiência e competitividade e que têm sido um factor impulsionador da criação de valor para a economia nacional.

Num artigo recente que a Wallpaper dedicou a manteigas raras e artesanais, a Manteiga Marinhas encontra-se lado a lado com as manteigas mais famosas da Europa e considerada uma das melhores do mundo.

DIA DA AGRICULTURA E PESCAS


VISITA AO MERCADO, COOPERATIVA E ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE ESPOSENDE

Esposende sentiu hoje os sons e a voz da pré-campanha eleitoral do PSD.

Manhã cedo, hora do mercado municipal, os Candidatos do PSD Miguel Macedo, Fernando Negrão, Penteado Neiva e Hugo Soares, acompanhados por dezenas de militantes, estrutura de campanha e a JSD, visitaram o movimentado Mercado Municipal frequentado, na altura, por centenas de pessoas. Foi um acolhimento afável, de grande incentivo para se acreditar que ESTÁ NA HORA DE MUDAR. Era uma voz quase que unânime e muitos foram os que quiseram dizê-lo pessoalmente aos candidatos nomeadamente a Miguel Macedo.

Pelas 10 horas a comitiva seguiu para o Cooperativa de Esposende onde era aguardada pela Direcção da mesma que se regozijou por ser a primeira vez que uma estrutura política escolhia esta instituição para visita.

Depois de uma visita guiada pelo Presidente da Assembleia Geral às instalações, candidatos e dezenas de acompanhantes tiveram a oportunidade de se reunirem no salão nobre onde presidente da Cooperativa Agrícola, Luís Alves pediu ao cabeça de lista por Braga do PSD, Miguel Macedo, que um futuro governo liderado por Passos Coelho “apoie a agricultura local”, pois esta foi duramente ”esquecida pelo actual Governo socialista”. Foram apresentados os futuros projectos da Cooperativa nomeadamente a construção de um Centro de Recolha Hortícola em Apúlia pois Esposende é e continuará a ser uma referência regional e mesmo nacional nesta área.

Miguel Macedo lembrou que Esposende tem, de facto, excelentes empresários do ramo, na área da horticultura, da produção de leite e lembrou, por exemplo, que a manteiga dos Lacticínios das Marinhas é “uma das melhores do mundo, usada em todos os restaurantes de luxo”.

VOZ DESPORTIVA DO JANDIRINHA


21/05/2011
Com uma saudação desportiva, apresento os resultados das equipas do nosso Concelho de Esposende.


III Divisão Nacional:

ADE 1 Vianense 4

Mirandela 2 Fão 0


Divisão de Honra da A.F.Braga:

Prado 3 Forjães 2

Marinhas 1 Ronfe 0


1ª Divisão da A.F.Braga:

Soarense 3 Gandra 1

 
Juniores - Fase de promoção - subida à 2ª Divisão Nacional:

Vizela 4 ADE 2 ( 2ª mão)

No primeiro jogo, Esposende empatou com o Vizela 1-1, em Gemeses, e peranre estes resultados, o Vizela subiu de divisão.

Parabéns aos nossos Juniores, e demais colaboradores da ADE-Dirigentes, técnicos...- que fizeram uma excelente época desportiva.
 
Um adeus desportivo a todos os esposendenses espalhados pelo Mundo e pela Ribeira...

Carlinhos da Jandira

sábado, 21 de Maio de 2011

"Post" da letra C... que até podia ser do "K"...

(...) Em Esposende, a calma impera como em todo o rectângulo nacional, porque na "calada" se fazem bons negócios! É a expressão popular, sábia ou milenar que se aplica, cito-a, "o segredo é a alma do negócio"! Nos dias que correm, há muita coisa a começar por "C", ou em curso, ou já decorreram, vejamos:

- Concurso de bandas rock, no "Kastrus Bar", junto às piscinas de Esposende;

- Canoagem no Cávado, lembrando que temos por cá olímpicos - "Penetras";

- Caminhada nas margens do Cávado, entre Barcelos e Esposende, promovido por "Esposende em Movimento";

- Castings para o Teatro na Casa da Juventude;

- Cocktails sem álcool promovidos pela EPE em Fão;

- Campanha eleitoral com a presença de Miguel Macedo na cidade etc.

Com tanto "C", caramba, fico cabisbaixo, curioso, crítico, cospe-cospe, catatónico, corrécio, contundente, catarrento, compressicórneo, condoído, condríaco, confuso, constrangido enfim um rol, de coisas consumatórias, tais como as contas que caem!
Leia aqui o post na íntegra.

Erosão Costeira: É prioritário rever os Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC)

SIC Notícias
(...) Veloso Gomes identificou ainda as zonas problemáticas, a norte do país, onde o mar tem conquistado a terra como em Moledo do Minho, Vila Praia de Âncora Caldeirão, Amorosa, Castelo do Neiva, S. Bartolomeu do Mar, Ofir/Apúlia, Aguçadoura, marginal de Vila do Conde, Mindelo, Granja e Espinho.(...)
Leia aqui a notícia na íntegra.

Pores-do-sol em Esposende

Fotos de Fernando Rites


Pôr-do-sol no Rio Cávado

Juniores do FC Vizela decidem amanhã o regresso ao Nacional

Rádio Vizela - 97.20FM
Os Juniores do FC Vizela recebem amanhã o Esposende, no jogo decisivo para o regresso ao Campeonato Nacional. Recorde-se que as equipas empataram a um golo na 1ª mão, em Esposende. Os Juniores do FC Vizela conseguiram, no passado dia 14, um empate a um golo na deslocação a Esposende, em jogo da primeira -mão do play-off…
Leia aqui a notícia na íntegra.

quinta-feira, 19 de Maio de 2011

Caminhada com a presença de Manuela Machado

Clique, por favor, na imagem para ampliá-la
Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE A ONDA DE CALOR


Clique, por favor, na imagem para ampliá-la. (no artigo para ampliá-lo) e ter sua leitura facilitada.
Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

RASTREIO DE OSTEOPOROSE


A Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa vai levar a cabo no próximo dia 21 de Maio, Sábado, um Rastreio de Osteoporose, junto da população do Concelho de Esposende. Esta iniciativa é resultado de uma parceria entre a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa e da Associação Portuguesa de Osteoporose. O Rastreio vai decorrer das 10h 00m às 13h 00m e das 14h 00m às 17h 30m no Salão Paroquial na Freguesia de São Miguel de Marinhas.
Mais informo que pelas 15h 00m irá ser levada a cabo uma palestra relativa ao tema Osteoporose, proferida por membros da Associação Portuguesa de Osteoporose presidida pelo Reumatologista Dr. Domingos Aráujo.
Com o intuito de organizar o rastreio e de forma a evitar grandes esperas e confusões, solicitávamos que os interessados em participar se inscrevessem junto da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa pelo número de telefone 253 964 720.
Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

VISITA AO CENTRO SOCIAL DE MAR

CIDADANIA E ASSOCIATIVISMO EM ESPOSENDE
Na agenda do candidato do PSD Penteado Neiva marcava este dia dedicado essencialmente ao Associativismo. O Candidato procurou conhecer melhor o concelho nesta área e, como o próprio afirmava, ser porta-voz não só do exemplo que o concelho de Esposende é neste domínio do Associativismo mas também de algumas das preocupações que actualmente enfrentam.
Como tem acontecido, estas visitas são acompanhadas por militantes, Comissão Política e elementos da estrutura local de campanha.
O Concelho de Esposende está dotado de uma invejável rede de Associações, muitas delas com o estatuto de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social). Poder-se-à mesmo dizer que a sua actividade tem permitido dar uma resposta atempada e eficaz às diversas solicitações do concelho seja a nível social como sendo a Infância, a Terceira Idade, seja na área da cultura e do desporto. Em praticamente todas as Associações foi referido o importante apoio da Câmara Municipal em todos estes projectos o que é de registar já que por parte do poder central esses mesmos têm falhado ou são (...)
O dia terminou com a visita e reunião com a Direcção do Centro Social de Mar – uma das mais antigas instituições de Solidariedade Social do concelho. Esta Associação é exemplar na forma como encara as questões sociais servindo não só a freguesia mas também o concelho de Esposende e vizinhos de Viana do Castelo e Barcelos. O seu Presidente pôs a comitiva ao corrente das necessidades da instituição.
Por seu lado o Candidato Penteado Neiva referiu que um dos pilares que sustentam as políticas propostas pelo PSD é precisamente o que se refere ao Desenvolvimento Humano e a definição de um Modelo Social. O PSD, contrariamente ao que defende o Eng. José Sócrates – que é nada de novo e mais da mesma miséria – pretende lançar com força um programa de Emergência Social – com públicos e com privados – que consiga fazer face ao desespero das famílias portuguesas. Para isso acontecer é necessário que se ponha em funcionamento uma verdadeira rede de equipamentos sociais que articulem e criem complementaridades sejam elas na área da infância, dos idosos, dos desempregados, e no apoio aos imigrantes. O PSD tudo fará para que seja implementada uma Verdadeira Economia Solidária.

quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Município assinala centenário do Teatro Club de Esposende


O edifício do Teatro Club de Esposende, onde está instalado o Museu Municipal de Esposende, completa 100 anos em 2011.
Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Esposende vai levar a efeito um programa comemorativo, que se inicia em Maio — mês em que se assinalam duas importantes datas: a 14, a Noite dos Museus e a 18, o Dia Internacional dos Museus —, e se prolongará até 18 de Maio de 2012.
Para a Sala dos Azulejos do Museu estão reservados alguns momentos especiais das comemorações, entre os quais a exposição "O Brinquedo Português no séc. XX", uma selecção da colecção de Victor Martins, que estará patente entre Junho e Julho, com a colaboração da APPACDM de Braga e de Carlos Anjos.

Município de Esposende aposta na valorização do Caminho Português da Costa

Largas dezenas de pessoas, apaixonadas pelos Caminhos de Santiago, marcaram presença, no passado dia 14 de Maio, na inauguração do Marco do Caminho Português da Costa, em Apúlia, e na abertura do Albergue de S. Miguel, em Marinhas.
Integrada no projecto de valorização e promoção dos Caminhos de Santiago, a jornada incluiu também a caminhada “À descoberta do Caminho Português da Costa: de Apúlia a Marinhas” e o passeio de BTT Pelos Caminhos de Santiago”, culminando com uma festa-convívio, junto ao novo albergue. 

Município de Esposende está a promover I Campeonato Concelhio de Veteranos de Futebol de 7

A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende 2000, está a promover o I Campeonato Concelhio de Veteranos de Futebol de 7.
Estão a disputar esta competição, que se iniciou no dia 1 de Maio e que decorre até ao dia 26 de Junho, oito equipas (Mar, Belinho, Fão, Fonte Boa, Os Apulienses, Forjães, Marinhas, O Fintas, Esposende), num total de aproximadamente 130 participantes.
A competição está a decorrer segundo o conceito de jornadas concentradas, sendo que a primeira decorreu, no dia 1 de Maio, no Campo Dr. Horácio Queirós, em Forjães, e a segunda, no dia 15, no Estádio do Complexo Desportivo de Fão. A próxima jornada terá lugar no dia 29 de Maio, disputando-se as finais no dia 26 de Junho, no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende.
Integrado no Plano de Desenvolvimento Desportivo do Município, este campeonato tem como principal objectivo fomentar a prática desportiva na população adulta do concelho, de modo a proporcionar-lhes um quadro competitivo capaz de os mobilizar para uma prática desportiva regular.

Município de Esposende promoveu “Tarde Dançante” para mais de 200 idosos

No âmbito do Programa “Conviver para Viver”, a Câmara Municipal de Esposende promoveu, no passado dia 11 de Maio, mais uma “Tarde Dançante”, na Quinta do Souto, na freguesia de Curvos, que contou com a participação de mais de duas centenas de idosos que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho com valência para a terceira idade e idosos não institucionalizados. 

O RIO CÁVADO E A BARRA COMO PROJECTO INTERMUNICIPAL E DE INTERESSE REGIONAL



Por MANUEL ALBINO PENTEADO NEIVA
Candidato do PSD
A Cidade de Esposende e todo o litoral do concelho deve a sua existência e sobrevivência, ao longo dos séculos, principalmente a dois factores de excelência – o Mar e a Foz do rio Cávado.
Durante o século XVII, começa o martírio para todos os que viam neste binómio a sua base de sobrevivência. Esposende e Fão que tinham uma importante ligação à actividade marítima vão, a partir daí, ver a sua vida profissional dificultada começando a restringir-se à prática de uma pesca costeira, a alguma actividade de transporte marítimo e, sobretudo, à construção naval.
A saída para o mar vai-se dificultando e, pese embora as inúmeras petições para que os governos invertessem esta situação – desde o século XVII até aos dias de hoje – este problema mantém-se para desespero dos agentes locais sejam eles da área da pesca ou mesmo do turismo e economia.
Todos nós conhecemos a luta constante dos pescadores do concelho pela melhoria e estabilização da barra de Esposende. Todos temos assistido a verdadeiras peregrinações de governantes – de todos os partidos políticos – que aqui vêm prometer soluções e anunciar estudos.
Estudei recentemente todos os projectos relacionados com o Rio Cávado e a Barra de Esposende – desde 1795 até meados do século XX. Poder-se-à dizer que, uns por determinado motivo, outros por outro, todos falharam. Uns iniciaram obras que depois foram abandonadas outros nem saíram do papel e dos gabinetes.
Não é difícil, no entanto, saber as razões porque isso aconteceu e certamente serão ainda as mesmas que presidem, ainda hoje, ao adiamento deste grande projecto. Falta de empenho regional. A costa esposendense, o rio Cávado, a sua foz e a barra têm que ser encarados como de grande interesse regional e por isso não deve nem pode ser olhado somente como uma vontade dos esposendenses.
Se por um lado a estabilização da barra é uma grande prioridade, não é de menor importância um porto fluvial funcional no estuário do Cávado e a navegabilidade do mesmo até bem perto de Braga. Talvez se possa dizer que este último projecto – tornar o rio navegável – transversal a pelo menos três municípios, serviria uma numerosa população sediada na sua bacia hidrográfica e era, sobretudo, de grande utilidade para a economia da região e do distrito. Este seria, quanto a nós, basilar para que os outros dois objectivos se concretizassem. É importante e fundamental que os municípios de Barcelos e de Braga se aliem a Esposende na concretização deste objectivo e o elevem a projecto Intermunicipal e passe à ordem do dia da CIM Cávado.

Esposende: Trabalhador morre atingido por bobina

Correio do Minho
Um homem de 54 anos morreu, ontem, num acidente de trabalho ocorrido na empresa ‘Solidal - Condutores Eléctricos SA’ localizada em Gandra, concelho de Esposende.
Segundo informações facultadas pela empresa, o trabalhador - José Gonçalves Miranda - foi atingido por uma bobina de cabo que se desprendeu “quando o próprio a movimentava com o auxílio de uma ponte rolante”.
Leia aqui a notícia na íntegra.

3ª Eliminatória do Rockastrus

Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

terça-feira, 17 de Maio de 2011

Suspeito de violência doméstica agride agentes da GNR

TVI 24
Os três militares tiveram de receber assistência hospitalar
Três agentes da GNR de Esposende foram esta terça-feira agredidos em Forjães, naquele concelho, por um homem de 50 anos, quando o tentavam deter por alegada violência doméstica, informou à Lusa o comandante da corporação.
Leia aqui a notícia na íntegra.


Homem morre na fábrica onde trabalhava

TVI 24
Funcionário estava a laborar numa fábrica de condutores eléctricos, em Esposende
Um homem morreu esta terça-feira vítima de um acidente de trabalho numa fábrica de condutores eléctricos, no centro da cidade de Esposende, confirmou à Lusa fonte dos bombeiros locais
Leia aqui a notícia na íntegra.

Dia Internacional da Diversidade Cultural

A Autarquia Esposendense vai promover a comemoração do Dia Internacional da Diversidade Cultural com o Concerto “O Som da Rua”.
Trata-se de um projecto do Serviço Educativo da Casa da Música do Porto, que surgiu em Outubro de 2009 e que integra utentes de várias instituições comunitárias e de solidariedade social parceiras do projecto.
Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Tripla Aventura


Programa
Descida do rio Neiva em canoa - Minante (Antas) até à Foz do Neiva.
- Percurso pedestre Foz do Neiva até à Capela da Senhora da Guia em Belinho.
- Passeio de BTT (bicicleta todo terreno) da Capela da Senhora da Guia até Esposende.
Trata-se de um percurso lúdico que não envolve qualquer tipo de competição.

Este evento terá um custo de 25 aventuras que incluirá:
-Seguro de toda actividade;
-Kayak 2 lugares, pagaias, fato térmico, colete salva-vidas;
-Monitor de acompanhamento;
-T-shirt alusiva ao evento;
-Almoço volante;
-Bicicleta + Capacete (obrigatório) (Pode alugar ou não*);
-Local para duche no final da actividade.

*Se arranjar a bicicleta e capacete terá um desconto de 5 Aventuras

Concentração: Piscinas Municipais de Esposende pelas 9 horas
Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

segunda-feira, 16 de Maio de 2011

Esposende está de luto pelo falecimento do Dr. José Bernardino Amândio

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Dr. José Bernardino Amândio, 87 anos, vítima de doença prolongada.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz de Esposende, de onde vai sair amanhã, terça-feira, às 16h 30, para o Cemitério Municipal.
À Dona Maria Albertina Vieira Amândio, aos filhos e a toda a família enlutada apresentamos os nossos sentidos pêsames.

domingo, 15 de Maio de 2011

I - Voz Desportiva do Jandirinha

Com uma boa noite a todos os esposendenses espalhados pelo Mundo e pela "Ribeira", apresento aqui os resultados das principais equipas do concelho:
 
III Divisão Nacional
Melgacense 2 ADE 0
C.F. Fão 1 Limianos 1

Divisão de Honra da A.F.Braga
Polvoreira 2 Marinhas 2
Forjães 2 Celoricense 1
 
I Divisão da A.F.Braga
Gandra 4 Panoiense 3
Vila Chã ? Viatodos ?

Esposende na sua deslocação a Melgaço, perdeu com a equipa local por 2-0, fazendo uma exibição não muito bem conseguida e com dois erros cometidos pela defesa Esposendense, o Melgacense fez os seus dois golos.
Parabéns ao Fão que tem feito uma excelente recuperção na tabela classificativa e está a disputar o segundo lugar, tendo em conta que o Mirandela, com o empate conseguido em Viana do Castelo, perante o Vianense, está na segunda divisão nacional.
A ADE irá defrontar nas próximas jornadas o Vianense, em casa, e o Fão, como visitante.
Os Juniores da ADE, na fase final de apuramento para o Nacional, empatou com o poderoso Vizela por 1-1, em Gemeses-Esposende.
Um adeus desportivo do Carlinhos da Jandira.

II - Voz Desportiva do Jandirinha


Resultados das camadas jovens da ADE- - Infantis e Benjamins:
ADE 3 Várzea 1
ADE 12 Santa Maria 1
Tive o prazer de assistir a estes dois jogos das nossas "esperanças", no Estádio P. Sá Pereira e, perante uma boa assistência, os jogadores de todas as equipas estão de parabéns pelo empenho, luta e desportivismo que mostraram no relvado, um exemplo a seguir por todos os jogadores "adultos"...
Rectificação: O resultado do Fão-Limianos foi de um empate 1-1 e não a vitória do Fão por 1-0 como escrevi, uma vez que o resultado que me foi fornecido pessoalmente, não estava correcto e induziu-me em erro.
As minhas desculpas aos leitores desta página.
Um adeus breve.
Carlinhos da Jandira

“O palco aos voluntários” – Workshop de Acção – Teatro

Do Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Estratégia para a Sustentabilidade Energética



Esposende aderiu juntamente com mais 58 cidades portuguesas ao Plano de Autarcas com o compromisso em reduzir cerca de 20% às emissões de CO2 até 2020. A estratégia precisa de áreas de actuação como a requalificação de edifícios, o transporte e a mobilidade, a produção local de electricidade (possivelmente, as energias renováveis) e o planeamento urbano. A iluminação pública terá de ser equacionada para se reduzir os desperdícios energéticos e se calhar, é necessário criar mais sumidouros de carbono como a criação do Parque da Cidade. Parece-me ainda curial, preservar a arriba fóssil e proceder à sua reflorestação pois carece de uma renovação porque há muita vegetação com doença. Sei que foi realizado recentemente um tratamento fitossanitário nos eucaliptos existentes junto à Escola Secundária Henrique Medina, se calhar existem mais locais a precisar disso. (...)
Clique aqui para ler o post na íntegra.

sábado, 14 de Maio de 2011

Esposende e o seu Concelho - Videoteca

Jogos Desportivos Escolares mobilizam centenas de jovens do concelho

Entre os próximos dias 16 e 20 de Maio, vai decorrer a fase inter-escolas da segunda edição dos Jogos Desportivos Escolares, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende e da empresa municipal Esposende 2000, que visa promover um sistema de competição complementar ao desporto escolar, indo de encontro às directrizes traçadas pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo.

“Esposende Best Dancers “ no Auditório Municipal de Esposende

O Auditório Municipal de Esposende vai acolher, amanhã, um casting/concurso de coreografias de dança urbana, a levar a cabo pela Praxistudio – Hip Hop Studio e Escola de Dança, em parceria com a Casa da Juventude de Esposende.
O casting “Esposende Best Dancers “vai decorrer a partir das 15h00, tendo como júri os melhores dançarinos de danças urbanas a nível nacional, Vasco Alves, Nico Santos e Liliana Garcia, com a participação especial do cantor/músico Filipe Gonçalves, autor do álbum " De volta ao tempo do vinil".

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Casa da Juventude, através do e-mail casa.juventude@cm-esposende.pt, ou a Praxistudio, através do e-mail praxistudio1@gmail.com.

Município de Esposende acolhe exposição “Viva a República!... em digressão”



O Município de Esposende vai acolher, nos próximos dias 14, 15 e 16 de Maio, a exposição “Viva a República!... em digressão”, que estará patente no Parque junto às Piscinas Foz do Cávado.

Município de Esposende vai debater importância dos Percursos Pedestres

27 de Maio – Fórum Municipal Rodrigues Sampaio
“Percursos Pedestres: a descoberta de novos caminhos” é o tema do Seminário que a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Escola Profissional de Esposende, vai organizar, no próximo dia 27 de Maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.
Com a realização desta acção pretende-se abordar a importância da dinamização dos percursos pedestres e impactes ao nível do Turismo, assim como as ofertas emergentes, como é o caso da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Esposende e das novas tecnologias de informação ao serviço dos pedestrianistas.
A sessão de abertura está prevista para as 9h30, iniciando-se os trabalhos meia hora mais tarde, com a realização do primeiro painel subordinado à temática “Percursos pedestres: a importância da sua dinamização e impactes”, que será moderado pelo técnico de Turismo da Autarquia de Esposende, José Costa. David Teixeira, da NaturBarroso, Organização de Eventos e Animação Turística, vai falar sobre “Os percursos pedestres numa perspectiva empresarial” e Carlos Ferreira, da Turismo do Porto e Norte de Portugal, abordará a “Oferta e procura de percursos pedestres no norte de Portugal.
“Percursos pedestres: tecnologias e novas ofertas” é o tema do segundo painel, que decorrerá a partir das 11h30 e será moderado por Artur Viana, do Parque Natural do Litoral Norte. O Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende, Rui Pereira, falará sobre “A Rede Municipal de Percursos Pedestres de Esposende”, Bruno Costa, da Polis Litoral Norte, centrará a sua intervenção sobre “A Ecovia do Atlântico” e José Moura debruçar-se-á sobre “Novas tecnologias ao serviço do pedestrianismo”.
Ainda integrado neste Seminário, pelas 15h30, terá lugar a inauguração do Percurso Pedestre de São Lourenço (PR 6 EPS), na freguesia de Vila Chã.
As inscrições para participar nesta acção são gratuitas e podem ser realizadas junto do Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Esposende, através do e-mail turismo@cm-esposende.pt, telefone 253 320 954 ou fax 253 960 176.

ROCKASTRUS 2011 - 2ª eliminatór​ia

Do Posto de Turismode Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

quinta-feira, 12 de Maio de 2011

Filme em cartaz no Auditório Municipal - Sou o Número Quatro

Festa Sun Is Back no Pé No Rio

Do Posto de Turismode Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Município de Esposende premiado no Concurso de Actividades de Educação Ambiental da Associação Bandeira Azul


O Município de Esposende foi premiado no Concurso de Actividades de Educação Ambiental da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), arrecadando o 3.º prémio com a iniciativa “Há estrelas no céu… e no mar”, que foi desenvolvida na época balnear de 2010, nas praias do concelho com Bandeira Azul, concretamente na Praia da Couve, em Apúlia, e na de Cepães, em Marinhas.
O prémio, que se traduz na produção de um folheto para a próxima época balnear, que abordará as espécies protegidas ou mais sensíveis ao impacte humano, foi entregue na Cerimónia de Comemoração dos 25 anos do Programa Bandeira Azul, que decorreu no passado dia 5 de Maio, no Auditório do Mar da Palha, no Oceanário de Lisboa.
Esta cerimónia, que contou com a presença de diversas personalidades, teve como objectivo principal assinalar os 25 anos de actividade da Associação Bandeira Azul da Europa, através de um conjunto de comunicações sobre o tema da Bandeira Azul 2011 “Mar, Tradição e Recursos”, bem como prestar homenagem a individualidades com relevância para o programa Bandeira Azul.
No final da cerimónia teve lugar uma Conferência de Imprensa com vista ao anúncio das praias, portos de recreio e marinas do continente e ilhas, galardoadas com Bandeira Azul na época balnear de 2011. Uma vez mais, as praias da Couve, em Apúlia, Ofir, em Fão, e Suave Mar e Cepães, em Marinhas, cumpriram todos os requisitos necessários à atribuição deste Galardão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MENSAGENS POPULARES

DESTAQUE

Vídeos de Luís Eiras - http://esposendealtruista.blogspot.com.br/

DIV