ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Voluntários realizaram acção de reflorestação no Monte da Senhora da Guia em Belinho



Voluntários realizaram acção de reflorestação no Monte da Senhora da Guia em Belinho

Integrado na Semana da Floresta Autóctone, a Câmara Municipal e a empresa municipal Esposende Ambiente, juntamente com a Equipa de Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários de Esposende, Junta de Freguesia e diversos voluntários, levaram a efeito, no passado dia 26 de Novembro, uma acção de reflorestação no Monte da Senhora da Guia, na freguesia de Belinho.

Esta acção incidiu sobre uma área ardida no Verão passado, tendo sido plantados 150 carvalhos pelos entusiastas voluntários que se associaram a esta causa ambiental, contribuindo com o seu tempo e esforço para a recuperação de uma área degradada.

O espaço em causa, sensível do ponto de vista da erosão, ficará assim apto a ter uma recuperação mais rápida, através da utilização de espécies autóctones mais adequadas ao local.

Esta iniciativa marcou o culminar de uma semana repleta de actividades, que tiveram lugar no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas. A Semana da Floresta Autóctone, que pretende assinalar o Dia da Floresta Autóctone, contou com a participação de quase meio milhar de alunos, pessoal docente e não docente, que participaram em diversas acções envolvendo sementeiras e plantações de espécies autóctones, a experimentação ligada à propagação de plantas aromáticas e jogos de memória. Alguns estabelecimentos de ensino puderam também assistir a uma explicação, acompanhada de demonstração prática, das funções e do trabalho realizado pelos Sapadores Florestais.

De uma forma global, e tendo também em conta a opinião e avaliação dos professores participantes, os objectivos delineados para este evento foram alcançados, devido, nomeadamente, à cooperação entre as entidades intervenientes.
EAmb-Esposende Ambiente, EM
Rua da Ribeira -Esposende
Tel: 253 969 380
Fax: 253 969 385

Nenhum comentário:

Postar um comentário