ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Maria das Dores Viana em destaque na Feira de Artesanato de Esposende


Artesã Maria das Dores Viana em destaque na Feira de Artesanato de Esposende

30 de Outubro


Na continuidade de edições anteriores, a próxima Feira de Artesanato de Esposende, que se realiza no dia 30 de Outubro, vai colocar em destaque mais um artesão, neste caso Maria das Dores Viana, que se dedica à confecção de artigos em macramé.

Natural da freguesia de Antas, mas a residir em Esposende, Maria das Dores iniciou as suas lides artesanais com o filho João, um jovem invisual que, por força do agravamento do seu estado de saúde, teve de abandonar o artesanato, fazendo, contudo, um pedido à mãe para não deixar acabar o seu sonho, continuando a trabalhar o macramé.

Desde então, esta artesã tem seguido o desejo do filho dedicando-se aos trabalhos de macramé, desde sacos a bolsas de senhora, e decoração de frascos e garrafas, alimentando sonho de um dia ter um atelier para poder ensinar esta arte.

O macramé é uma técnica de tecer fios em forma de tecelagem manual, sem recurso a maquinaria; utilizando os dedos, os fios vão-se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.

Organizada pela Câmara Municipal de Esposende, a Feira de Artesanato ocorre no último domingo do mês, no Largo Rodrigues Sampaio, entre as 10h00 e as 19h00, e pretende valorizar o artesanato e promover os valores patrimoniais culturais e turísticos do concelho e das regiões do país em geral, conferindo maior dinâmica e animação à cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário