ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Feira de Artesanato de Esposende dá a conhecer artesã barcelense Maria de Lourdes Ferreira


25 de Setembro – Largo Rodrigues Sampaio
 
A artesã barcelense Maria de Lourdes Ferreira vai estar em destaque e a trabalhar ao vivo na próxima Feira de Artesanato de Esposende, que se realiza domingo, dia 25 de Setembro, no Largo Rodrigues Sampaio, entre as 10h00 e as 19h00.

Maria de Lourdes Duarte Ferreira, de 65 anos, natural de Galegos S. Martinho, cedo aprendeu a arte de trabalhar o barro com os pais, que faziam louça utilitária. Há vários anos, começou a dedicar-se ao figurado pintado. Apresentou os seus trabalhos na Foz do Porto e, a partir daí, passou a ter encomendas, embora faça estas peças apenas por hobby.

São variadas as peças que a artesã cria, incluindo presépios, santos, ceias, casas, profissões, grávidas, o céu e o inferno, entre outras, sendo que estas peças são cozidas num forno antigo a lenha. Existe uma peça particular da sua autoria bastante apreciada e elogiada – a imagem dos santos populares bêbados.


Sempre que lhe é possível, participa na Mostra de Artesanato de Barcelos e Feiras de Artesanato de Esposende, entre outros certames. Na sua residência, em Galegos S. Martinho, tem patente uma exposição permanente com os seus trabalhos.

Valorizar o artesanato e promover os valores patrimoniais culturais e turísticos do concelho e das regiões do país em geral, conferindo também maior dinâmica e animação à cidade, são os objectivos da Feira de Artesanato que a Câmara Municipal de Esposende promove no último domingo do mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário