ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

João Cepa alerta para possibilidade de colapso financeiro das autarquias


“A Administração Local está a caminhar a passos largos para o colapso financeiro e tal só não acontecerá se o Governo repensar muito rapidamente o sistema de financiamento das autarquias locais”. O alerta foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, no discurso da sessão solene do Dia da Cidade e do Município, que se comemorou no dia 19 de Agosto.

Perante uma vasta plateia, que enchia por completo o Salão Nobre dos Paços do Concelho, João Cepa afirmou que “com os cortes sucessivos nas transferências do Orçamento de Estado, fruto dos sucessivos PEC’s, e com três das quatro principais receitas dos Municípios associadas à actividade imobiliária, que está em total declínio, não levará muito tempo até que se comecem a suspender serviços, a encerrar equipamentos e a não ter sequer dinheiro para pagar os salários no final do mês”.

O Autarca diz mesmo que “o próximo desafio das autarquias locais será conseguirem recursos financeiros para manterem a funcionar tudo aquilo que construíram ao longo dos últimos anos, período em que se fez o que era necessário e o que era dispensável”.
 

Em dia de festa, o Presidente da Câmara Municipal fez uma reflexão sobre a situação do concelho e do país e concluiu que a realidade é preocupante e que se avizinham tempos muito difíceis. No que respeita ao Município de Esposende, a situação financeira está perfeitamente controlada, assegurou João Cepa, dando como exemplo o facto da Autarquia não ter “uma única factura para pagar com mais de 60 dias”. Alertou, contudo, “que se nada for feito, muito em breve também estaremos a caminho do precipício”.
O Autarca acredita que “estamos a entrar no final de um ciclo em que ainda foi possível executar investimentos de média/grande dimensão” e preveniu que “está na altura das populações se começarem a consciencializar de que terminou o tempo das grandes obras, dos investimentos suportados a 100% pelas Câmaras Municipais e dos subsídios”.

Não obstante olhar o futuro com preocupação, João Cepa mantém a esperança e diz acreditar que “seremos capazes, todos em conjunto, de remar contra esta maré de dificuldades”.

Terminou a sua intervenção “saudando, homenageando e agradecendo a todos os homens e todas mulheres que, em funções autárquicas ou nas instituições, têm trabalhado pelo desenvolvimento do nosso concelho ao longo dos seus 439 anos de história”.


Às preocupações partilhadas pelo Presidente do Município, juntaram-se as apreensões do Presidente da Assembleia Municipal de Esposende. Num discurso crítico, Couto dos Santos aludiu à situação social e política do país, apelando ao sentido de responsabilidade individual e colectiva dos cidadãos e à consciência social dos governantes e decisores políticos.

No dia em que se comemoraram os 439 anos do Município e o 18.º aniversário da elevação de Esposende a cidade, Couto dos Santos quis também deixar uma palavra de apreço ao Autarca João Cepa, “pelo trabalho que tem feito”, lamentando que “certos iluminados da política tenham descoberto que a democracia se exerce por lei e resolveram limitar os mandatos dos presidentes de Câmara”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário