ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 27 de agosto de 2011

E assim terminou o "Verão" na nossa terra....



Como há muitos anos atrás, repeti a caminhada à pseudo-praia de S.Bartolomeu do Mar e na véspera da festa ao santo-mártir, já tinha ido à igreja, onde dei conta de uma mulher a entrar com o seu pito negro, naquele lugar sagrado. Esta festa habitualmente mistura o sagrado com o profano, como não conheço igual.
(...)
Eu não o vi, e apenas, me limito a fazer uma "cruzada" ambientalista contra a ida das pessoas em massa à praia de Mar. Já o faço há muito tempo e até vou desistir de insistir na explicação. Praia já não existe, e as poucas dunas existentes, acabam por ser agressivamente danificadas, senão destruídas.
(...)
Mas, como é que se pode interditar aquele espaço ao povo, no dia de festa? É difícil obter uma resposta positiva e até em alertar a população para os males que causam! Se calhar, nunca iriam entender! Aliás, algumas pessoas vêem cada vez mais seixos e mais afloramentos rochosos e pensam que aquilo não é problema.
(...)
Curioso, é que este ano, o dia seguinte foi marcado pela chuva. E como sempre,repete-se o êxodo dos filhos da terra, acontece então, a partida dos nossos imigrantes para os países de acolhimento. E assim, no fim do mês de Agosto esvai-se a gente e o calor humano. Este ano, não dei conta se houve Verão por cá, mas não nos podemos queixar de tudo, pois a natureza propõe e o homem dispõe.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário