ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Município assinala centenário do Teatro Club de Esposende


O edifício do Teatro Club de Esposende, onde está instalado o Museu Municipal de Esposende, completa 100 anos em 2011.
Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Esposende vai levar a efeito um programa comemorativo, que se inicia em Maio — mês em que se assinalam duas importantes datas: a 14, a Noite dos Museus e a 18, o Dia Internacional dos Museus —, e se prolongará até 18 de Maio de 2012.
Para a Sala dos Azulejos do Museu estão reservados alguns momentos especiais das comemorações, entre os quais a exposição "O Brinquedo Português no séc. XX", uma selecção da colecção de Victor Martins, que estará patente entre Junho e Julho, com a colaboração da APPACDM de Braga e de Carlos Anjos.
Nos meses de Agosto e Setembro, a Sala dos Azulejos acolhe a exposição de pintura "Fernando Rosário e Esposende", com alguns óleos inéditos sobre recantos pitorescos e figuras típicas do concelho e da cidade, complemento à exposição principal, patente nos 1.º e 2.º andares do Museu, que interpreta e expõe a memória do sítio nos últimos 100 anos, intitulada "Ensaio Urbano: Esposende de Vila a cidade — processos de transformação".

No período de Novembro de 2011 a Janeiro de 2012, estará patente a exposição temática "Adorar o Deus Menino", uma mostra de presépios oriundos de coleccionadores locais que devolvem ao edifício do Teatro a magia da infância e da memória revisitada.
A partir de Novembro renova–se a exposição principal, também dedicada à interpretação do sítio Esposende, desta feita nos últimos 200 anos, tendo como protagonista o rio Cávado, principal eixo director que organiza o território desde a Pré–História à actualidade, intitulada "Esposende – o Rio Cávado, a barra e a sua navegabilidade" tendo como comissário científico Albino Penteado Neiva. Esta mostra ficará patente até 2013, com um programa de serviço educativo direccionado à comunidade educativa e ao conhecimento sobre o edifício do Teatro Club de Esposende.
O Teatro Club de Esposende foi projectado pelo arquitecto Miguel Ventura Terra, em 1908, e abriu ao público em 1911, com uma programação intermitente: uma sessão de Phonógrapho a 14 de Maio; uma sessão de Baile de Gala em 12 de Agosto; e uma sessão de Animathógrapho em 16 de Setembro.
Desconhece–se a data da 1.ª sessão de teatro, contudo sabe–se que, a partir de 1912, se registou uma actividade cultural regular nas áreas do cinema, música, teatro e dança.
No rés–do–chão do edifício funcionou, durante algum tempo, um espaço cultural pioneiro, de influencia francesa, um "biblio–café" para sócios da "Assembleia Espozendense", uma colectividade local de cariz republicano cuja sede social ficou alojada na "Sala da Assembleia", hoje a carismática "Sala dos Azulejos" do Museu Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário