ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Coro de Pequenos Cantores de Esposende brilha em actuações em Braga e no Porto


O Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) efectuou, recentemente, um conjunto de apresentações, que colheram os maiores elogios e que vêm comprovar que foi bem sucedida a aposta na implementação deste projecto, uma parceria do Município e da Escola de Música de Esposende.
O Coro participou, no passado dia 8 de Maio, numa celebração eucarística, na Igreja Paroquial de Marinhas, transpondo as portas do concelho, no dia 15 de Maio, com a actuação, na Igreja de S. Vítor, em Braga, onde teve a oportunidade de apresentar algum do repertório que tem vindo a trabalhar nos últimos meses e, ao mesmo tempo, de colaborar com as comunidades locais, através da interpretação de música de qualidade, adequada ao rito litúrgico.
Ainda integrado neste ciclo de apresentações, o CPCE participou, no dia 22 de Maio, numa celebração na Igreja de Cedofeita, no Porto, apresentando-se perante uma comunidade com fortes hábitos e dinâmica cultural, habituada a acolher música e agrupamentos de grande qualidade.
Os Pequenos Cantores de Esposende tiveram a oportunidade de conhecer e ser acompanhados por dois Órgãos de Tubos de excelência; o da Igreja de S. Vítor, de características ibéricas, construído no século XVIII, e o da Igreja de Cedofeita, um órgão moderno de referência no panorama nacional, construído em 2000 pelo organeiro alemão Th. Kuhn.
Nas várias apresentações, pela voz dos sacerdotes que presidiram às celebrações – e que tão bem acolheram o grupo –, assim como pelo testemunho dos presentes, a prestação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende foi de elevada qualidade, tendo inclusive merecido, não somente espontâneos aplausos, como o convite, pelo Padre Sérgio Torres, para a realização de um concerto em S. Vítor, a agendar entretanto. Já o Cónego Orlando Mota e Costa, da Igreja de Cedofeita, referiu que se trata de “um projecto de educação artística de referência nacional”, apontando que outros Município deveriam ter em linha de conta este exemplo.
Para além da oportunidade para apresentar publicamente o repertório trabalhado, criando-se assim hábitos e rotinas próprios de um projecto desta natureza, estas apresentações, pelas experiências vivenciadas, pelos espaços visitados, pelo contacto com diferentes comunidades, constituem-se como marcos importantes que marcam o percurso formativo de cada criança.
Entretanto, o Coro de Pequemos Cantores de Esposende tem já agendados mais dois concertos, o primeiro dos quais terá lugar no próximo dia 3 de Junho, às 21h30, na Escola Básica Integrada de Forjães, integrado na Festa da Criança 2011, promovida pelo Município de Esposende, e o outro ocorrerá, no dia 27 de Junho, na Universidade do Minho, a convite do Departamento de Música desta instituição de Ensino Superior.
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende é um projecto desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal de Esposende e a Escola de Música de Esposende, que assegura a direcção artística, e conta actualmente com 60 crianças de várias freguesias do concelho, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos de idade. Tendo sempre em mente a criação de “escola” e tradição, na base deste projecto de educação artística está a convicção de que a música, e em particular a música vocal e coral, se constitui como um instrumento fundamental e estruturante para a elevação cultural dos mais jovens, e dos cidadãos em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário