ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Autarquia e Esposende 2000 promovem Seminário "A Formação dos Jovens Desportistas"



6 e 7 de Maio – Auditório Municipal de Esposende

A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende 2000, vai promover, nos próximos dias 6 e 7 de Maio, no Auditório Municipal de Esposende, um Seminário subordinado à temática "A Formação dos Jovens Desportistas".

Esta iniciativa insere-se no Plano de Formação de Agentes Desportivos que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), e irá abordar várias temáticas orientadas para os diversos agentes que, directa ou indirectamente, influenciam o processo de formação do jovem futebolista.

A sessão de abertura do seminário terá lugar no dia 6, pelas 20h00.

“Detecção e Formação de Talentos” é o tema do primeiro painel, no qual André Barreiros, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai abordar o tema “Da detecção ao desenvolvimento do talento: contributo e considerações da Psicologia do Desporto”, Júlio Garganta, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, falará sobre “Acertos, desvios e incoerências na construção do talento em futebol” e o treinador de futebol Luís Martins sobre “Factores críticos na formação de jogadores”.

No dia 7, a partir das 10h00, estará em foco “O papel dos treinadores, pais e professores no desenvolvimento dos jovens desportistas”, onde Miguel Lopes, do Dragon Force vai apresentar “O conceito da formação Dragon Force”, António Manuel Fonseca, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai debruçar-se sobre o tema “Da participação ao abandono da prática desportiva por parte dos jovens” e Ângelo Santos, do Departamento Pedagógico do Futebol Clube do Porto, abordará “A integração escolar em contexto desportivo”.

“Que jogador para o futuro? Perspectiva para o processo de treino” é o tema do terceiro painel, a decorrer a partir das 15h00, com Manuel Sérgio, do Instituto Piaget de Almada, que falará sobre “Treino e Motricidade Humana” e Bruno Travassos, da Universidade da Beira Interior, sobre “Desenvolvimento de competências tácticas em jovens desportistas”.

Os trabalhos serão retomados, após um intervalo, pelas 16h45, sendo que Silveira Ramos, da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, vai abordar o tema “Formação a longo prazo do futebolista, transições de carreira e rendimento sénior” e Luís Campos, Treinador de Futebol, vai falar sobre “A importância das novas tecnologias no processo de treino”.

O encerramento do Seminário e entrega de certificados está previsto para as 19h00.
As inscrições têm um custo de 15 euros por participante e podem ser efectuadas através do e-mail seminarioesposende2011@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário