ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 19 de abril de 2011

9.º Encontro Luso-galaico de BTT arrastou milhares a Esposende


Esposende recebeu, no último fim-de-semana, dias 16 e 17 de Abril, milhares de visitantes, em virtude da realização do 9.º Encontro Luso-galaico de BTT, que a Câmara Municipal de Esposende e a empresa municipal Esposende 2000, levaram a efeito em colaboração com diversas associações concelhias.

Mais de 2000 amantes do BTT participaram neste que é já considerado um dos grandes eventos desportivos da região Norte, que tem vindo a crescer de ano para ano e a atrair cada vez mais gente a Esposende.

A novidade da edição deste ano foi a realização da Maratona Extreme, uma prova de dificuldades elevada, na qual os participantes tiveram de percorrer os 110 quilómetros do percurso em total autonomia, com orientação através de GPS, tendo-se sagrado vencedores Rui Anjos (6:13:17) e Maria Fátima Melo (9:01:34).

Pelo segundo ano consecutivo, a Maratona foi conquistada por um atleta do concelho. Na prova de 70 quilómetros, João Benta, da freguesia de Marinhas, sagrou-se vencedor, ao fazer a prova em 2:50:17, e em femininos foi Patrícia Almeida (4:45:17) a conquistar o primeiro lugar. Na Maratona de 35 quilómetros, os primeiros classificados foram Carlos Brito (1:21:59) e Maria Conceição Campos (2:20:12).

O programa desta nova edição do Encontro Luso-galaico de BTT incluiu também o habitual Passeio Júnior, com um percurso de cerca de 25 quilómetros, na qual os pais e os avós puderam acompanhar as crianças na prova, sendo que, pela primeira vez, foram permitidas inscrições colectivas, como forma de incentivar as associações e as escolas a participarem.

Pelo segundo ano consecutivo decorreu o Concurso BIT (Bicicletas Incrivelmente Transformadas), no qual se sagrou vencedora a Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira, de Esposende, com o “Bitcenas”, sendo que os projectos concorrentes tiveram a oportunidade de desfilarem pela cidade de Esposende.

A garantir a segurança da prova esteve no terreno uma vasta equipa, constituída por elementos da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Marinhas, bem como centenas de voluntários das associações do concelho a apoiar o evento.

Associada a esta edição do Encontro Luso-galaico de BTT, decorreu a habitual Feira de Artesanato e a Tenda Gastronómica onde funcionou a Feira de Doces, onde atletas, acompanhantes e visitantes se puderam deliciar com uma grande variedade de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário