ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Esposende convida a provar pratos de peixe e marisco com tradição e inovação


“Março com Sabores do Mar”
Um cartaz turístico da maior importância para o concelho, é como o Presidente da Câmara Municipal de Esposende classifica a iniciativa “Março com Sabores do Mar”, que o Município vai levar a cabo no decurso do próximo mês, em colaboração com 26 unidades de restauração do concelho.
Trata-se da 12.ª edição deste evento, que inclui a realização do 9.º Concurso Gastronómico “ Sabores do Mar”, a que concorrem 16 dos restaurantes aderentes, bem como o 3.º concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende (EPE). Um curso intensivo de iniciação à cozinha, na Escola Profissional de Esposende, a 14 de Março, e um “Challenger” de várias actividades na Zona Ribeirinha de Fão, no dia do Pai, também integram o programa, que integra a apresentação do novo portal de Turismo de Esposende, no dia 4 de Março.
Associado a esta 12.ª edição está também o Fim de Semana Gastronómico, organizado em parceria com a Entidade Regional Turismo e Norte de Portugal, nos dias 5 e 6 de Março, e a VII Festa Gastronómica da Lampreia do Rio Cávado, a realizar pela Associação dos Profissionais de Pesca do Concelho de Esposende, entre os dias 11 e 13. Do cartaz deste ano faz parte igualmente o Troféu Nacional de Moto Ralis, organizado pelo Moto Clube do Porto, que se realizará nos dias 26 e 27.
Paralelamente, desenrolar-se-á um programa de animação ao Fim de Semana Gastronómico, que inclui visitas guiadas pela tradição marítima da cidade de Esposende e ao Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, e a realização de um Festival Infantil de Folclore.
Na apresentação da iniciativa, no dia 22 de Fevereiro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Presidente da Câmara Municipal assinalou a importância deste evento para a promoção do concelho e o impacto positivo na economia local e referiu a necessidade de Esposende se voltar cada vez mais para o Turismo de Eventos, atendendo à sazonalidade a que está votado, situação agravada pela erosão costeira.
João Cepa referiu que, apesar da actual conjuntura desfavorável, a Autarquia continua a apostar nesta iniciativa, que considera uma aposta ganha, tal como o Encontro Luso-galaico de BTT, como forma de atrair turistas e visitantes ao concelho, não obstante a “machadada na estratégia de desenvolvimento do concelho” que constituiu a introdução de portagens na A28. O Autarca deixou, a propósito desta questão, o desafio para que no final se faça o balanço da iniciativa, por forma a tentar apurar o impacto das portagens.
O Presidente da Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para anunciar que, em breve, se iniciarão as obras de requalificação do antigo Posto de Turismo de Esposende, para a instalação da Loja de Turismo Interactiva, em colaboração com a Porto e Norte de Portugal, que “será uma mais valia para o desenvolvimento turístico do concelho”.
A apresentação do programa da edição de 2011 esteve a cargo do Vereador do Turismo da Câmara Municipal, que frisou que o “Março com Sabores do Mar é hoje uma importante aposta na Qualidade, Inovação e Excelência do Serviço e na arte de bem confeccionar”, assumindo que constitui “uma iniciativa que pretende contrariar a sazonalidade do sector do turismo”. Rui Pereira desafiou os restaurantes que concorrem ao Concurso Gastronómico a assumirem os pratos inovadores nas ementas, de modo a captar novos clientes para os restantes meses do ano.
“Queremos que Esposende se destaque pela tradição e inovação da sua gastronomia, com especial enfoque para os produtos do mar” afirmou, em representação da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Albino Penteado Neiva, que integra também o júri da Comissão Gourmet do Concurso “Sabores do Mar”. Penteado Neiva apontou a iniciativa Março com Sabores do Mar como “uma importante fatia do nosso património identitário” e felicitou a Autarquia pela sua realização, considerando que “ficamos todos a ganhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário