ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Biblioteca Municipal de Esposende recebe autor de «A Profecia de Istambul» e «A Escrava de Córdova»


A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai promover, amanhã, dia 25 de Fevereiro, pelas 21h00, mais uma iniciativa «À conversa com», desta vez com o escritor Alberto Santos, na qual será apresentado o seu mais recente romance, «A Profecia de Istambul».
Editado em Novembro de 2010, "A Profecia de Istambul" é o segundo romance do autor, que sucede ao best–seller "A Escrava de Córdova", de 2008. A apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutorado em Arqueologia e Pré–História, especialidade de Arqueologia e Património.
"Com grande rigor histórico, o autor convida–nos a fazer uma peculiar viagem no tempo: o século XVI nas duas margens do Mediterrâneo, ainda dominado pela Espanha, em que a Inquisição e a pirataria campeiam e as religiões se gladiam de modo implacável. Trata–se de uma história meticulosamente engendrada com um "suspense" crescente até ao fim, através duma rede de personagens típicas de uma época em que o sagrado e o profano se confundem, a violência integra o quotidiano com naturalidade e faltam ainda dois séculos para emergir o tempo da tolerância", refere Elvira Azevedo Mea, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, membro da Academia Portuguesa de História e da Union of Jewish Studies, investigadora na área da Inquisição e Judaísmo.
"A Profecia de Istambul" é um empolgante romance que traz à cena os prodigiosos seres que transformaram a bacia do Mediterrâneo num fervente caldeirão cultural durante o Século de Ouro. Num tempo em que mudar de religião pode significar a ascensão social ou a fogueira da Inquisição, muitos são os homens e as mulheres permanentemente confrontados com as mais duras penas, e com a sua própria consciência, para que tomem a decisão das suas vidas.
Pelo meio de corsários, cativos, renegados, conquistadores e judeus fugidos dos estados ibéricos, entre um inviolável pacto e um perturbante mistério, emerge uma fascinante história de amor, que irá colocar à prova os valores mais profundos de um ser humano.
Refira–se que Alberto Santos é licenciado em Direito e é actualmente Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, concelho de onde é natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário