ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Município de Esposende aderiu à campanha “Procuram-se Abraços 2011”

O Município de Esposende aderiu à campanha “Procuram-se Abraços 2011”, que a Mundos de Vida – Associação para a Educação e Solidariedade, de Lousado Famalicão, está a dinamizar com vista que visa a captação de uma nova geração de famílias de acolhimento de crianças que, por diversas razões, terão que, temporariamente, viver fora do seu meio familiar.
A Mundos de Vida é a única instituição, em Portugal, que tem um serviço especializado de Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens, dispondo de uma bolsa de 50 famílias de acolhimento e está a trabalhar de perto com a Segurança Social, as comissões de protecção de crianças e jovens e os tribunais de menores de 10 concelhos dos distritos de Braga e Porto, nomeadamente Esposende, Famalicão, Barcelos, Guimarães, Vizela, Maia, Santo Tirso, Trofa, Póvoa e Vila do Conde, prestando também apoio a concelhos vizinhos.
A instituição tem vindo a desenvolver uma actividade continuada para encontrar, formar e acompanhar famílias que estejam disponíveis para acolherem crianças em situação de risco que tenham de viver temporariamente, devido a dificuldades várias, fora dos seus pais biológicos. Desta forma, pretende-se garantir, a todas as crianças, o direito de crescerem numa família. De facto, em Portugal vivem 95712 crianças em risco em centros de acolhimento, mas apenas 615 crianças vivem em famílias de acolhimento, quando as boas práticas europeias aconselham o acolhimento familiar como primeira medida.
Com esta campanha pretende-se divulgar um serviço inovador, que nasceu há cinco anos, com o apoio da Segurança Social, primeiro de Braga e agora também do Porto, e que tem como padrinhos, desde o início, os apresentadores Jorge Gabriel e Sónia Araújo.
Refira-se que, este ano, a cerimónia de lançamento da campanha teve lugar na cidade da Maia, que foi eleita como a capital da “Campanha Procuram-se Abraços 2011”, como forma de, simbolicamente, afirmar o objectivo de alargar e intensificar a acção da Mundos de Vida ao distrito do Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário