ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Aprovados documentos previsionais da Esposende 2000 para o ano 2011


O executivo da Câmara Municipal de Esposende aprovou os instrumentos de gestão previsional para 2011 da empresa municipal Esposende 2000.
Elaborado numa perspectiva de continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, o Plano de Actividades prevê realizar investimentos na ordem dos 242 mil euros, sendo que a maior fatia deste montante advirá de uma candidatura apresentada a fundos comunitários, entretanto aprovada, a aplicar na melhoria do Complexo das Piscinas Foz do Cávado, nomeadamente ao nível da qualidade do ar e das instalações.
O ano 2011 marcará a entrada em funcionamento do novo espaço de ginásio, cujas obras de remodelação e ampliação estão em curso, devendo estar concluídas em meados do próximo mês de Janeiro. Considerando a sua localização privilegiada e a melhoria das condições de funcionamento, com a introdução de novos equipamentos, perspectiva-se que o ginásio constituirá uma fonte de receita, contribuindo positivamente para a saúde financeira da empresa.
A revisão do tarifário é uma das medidas consideradas imprescindíveis para garantir o equilíbrio financeiro da empresa, tendo em conta, por um lado, a actual conjuntura económica, cuja expectativa é de agravamento, mas também, e sobretudo, a entrada em vigor das novas medidas de austeridade inscritas no Orçamento de Estado para 2011, que preconizam o agravamento do IVA de 6% para 23% sobre a prática desportiva.
Suspenso o projecto da competição da natação, no final da época 2009/2010, após desinteresse dos pais em mantê-lo numa vertente não federada, a Esposende 2000 aposta na manutenção das restantes valências e segmentos de actividade, nomeadamente a prestação de serviços de piscina e clube de saúde e a intervenção no plano social, recreativo, cultural e turístico.
Realce para o trabalho que a empresa tem vindo a desenvolver no plano social, nomeadamente através da implementação do projecto de promoção e generalização da prática da natação junto da população escolar e dos programas “Esposende em Movimento”, de fomento da prática desportiva e de lazer, e “Dar Vida aos Anos”, com a oferta desportiva junto da população sénior, a que se juntou, recentemente, o programa “Actividades Física nas Freguesias”, com proposta de prática da actividade física a desenvolver nas 15 freguesias do concelho e instituições com valências para a terceira idade. Referência ainda para o contributo da Esposende 2000 para a implementação do Plano Estratégico do Desenvolvimento Desportivo de Esposende, que está a ser implementado em colaboração com a Autarquia.
A estratégia da Esposende 2000 para o próximo ano passa por continuar a apostar na modernização das instalações, na diversificação da oferta de serviços e na gestão focalizada na satisfação do cliente, como factores de desenvolvimento, e pela identificação e implementação de medidas /acções que visem tornar a gestão mais eficiente e eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário