ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 26 de setembro de 2010

Município de Esposende assinala Dia Mundial do Mar


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Mar, que este ano se assinalou a 23 de Setembro, e na sequência do desafio lançado pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P., a Esposende Ambiente, em colaboração com o Forum Esposendense, promove, até 30 de Setembro, um conjunto de iniciativas dirigidas à comunidade educativa e à população em geral, subordinadas à temática do mar.
Assim, no passado dia 24, realizou-se um trilho fluvial, entre a zona da Barra e a Barca do Lago, a bordo da embarcação Patrão Rabumba, com a participação de utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, que recordaram o Cávado dos seus tempos de mocidade e aproveitaram para desfrutar de um novo olhar sobre o “seu” rio. Esta iniciativa volta a decorrer hoje, desta feita com a participação das utentes da Comunidade de Inserção Social de Esposende.
Para o dia 30 de Setembro, pelas 18h00, no auditório do Centro Marítimo de Esposende, está agendada uma “Conversa sobre o Mar”, subordinada à temática da biodiversidade marinha da costa esposendense. Esta palestra, aberta à população em geral, contará com a participação do biólogo Vasco Ferreira e tem como principais objectivos dar a conhecer um pouco mais dos valores naturais presentes no mar de Esposende e sensibilizar os participantes para a importância da preservação e uso sustentado dos recursos marinhos.
Por outro lado, ao longo desta semana, serão realizadas visitas guiadas à exposição fotográfica subaquática do “Mar de Esposende”, patente no Centro Marítimo de Esposende, para os alunos do 1.º e 2.º ciclos. Desta forma, pretende-se dar a conhecer alguns dos habitantes da costa e fomentar o gosto pela preservação da biodiversidade associada a ambientes aquáticos, como um dos instrumentos fundamentais à sustentabilidade dos recursos piscatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário