ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Câmara Municipal de Esposende sensibiliza idosos para "pegada ecológica"

Amanhã, 14h00 - Casa da Juventude
Inserido no projecto “Conviver para Viver”, a Câmara Municipal de Esposende vai promover, amanhã, dia 29, às 14h00, na Casa da Juventude, mais uma iniciativa “Conversas com”, desta feita subordinada ao tema “Pegada Ecológica”.
Dirigida a idosos com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas reformadas ou pensionistas e utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, com valência para terceira Idade, esta iniciativa tem como principal objectivo sensibilizar para a importância dos pequenos gestos do dia-a-dia e os impactes no ambiente e no planeta decorrentes das opções de consumo e estilos de vida.
Pretende-se que os participantes possam ter uma noção da “quantidade de Natureza” necessária para manter os seus estilos de vida, bem como o impacto no Planeta decorrente das suas opções, pelo que serão convidados a calcular a sua pegada ecológica e a decidirem, por si próprios, se o seu estilo de vida é, ou não, sustentável.
O conceito de pegada ecológica é relativamente recente e é cada vez mais usado como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pretende ser uma medida para calcular o impacto anual dos seres humanos no ambiente, quando vivem de acordo com o seu estilo de vida habitual. É uma ferramenta que permite avaliar até que ponto o impacto humano já ultrapassou o limite, ajudando a perceber se as pessoas vivem de forma sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário