ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Município de Esposende homenageou sete cidadãos e duas instituições

 

Na comemoração do Dia da Cidade e do Município, após as eleições autárquicas, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende garantiu “entusiasmo, determinação e vontade de tornar este concelho cada vez melhor”.
Num discurso marcado por críticas face ao que chamou de ataque ao poder local, João Cepa manifestou preocupação, como autarca e como cidadão, pelo “estado a que o país chegou”, que faz com que nas Autarquias se vivam “tempos muito difíceis”. A título de exemplo, o Autarca lembrou a quebra de receitas e queixou-se dos cortes nas transferências da Administração Central por força do Plano de Estabilidade e Crescimento, “que este ano retirou ao Município de Esposende muito perto de 500 mil euros”.
 
Apesar da conjuntura desfavorável João Cepa assegurou que não se deixa cair em desânimo e que, não obstante “a preocupação de poupar ao cêntimo” e a necessidade de “continuar a implementar medidas de forte contenção”, a intenção é concretizar o programa sufragado, “de forma inequívoca”, em Outubro de 2009, para o que apelou à união de esforços e compreensão de todos.
 
Apesar da situação financeira difícil, o Município continua a investir, estando prevista para breve a inauguração do Centro de Educação Ambiental, “equipamento que será uma referência a nível regional”, afiançou o Autarca, adiantando que se encontra na fase final de construção o Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço. Em curso está a execução dos projectos contemplados no programa Polis Litoral, com a Requalificação dos Arruamentos do Pinhal de Ofir, seguindo-se uma nova fase de requalificação da Zona Ribeirinha de Esposende. João Cepa anunciou para a primeira semana de Setembro o lançamento da 1.ª pedra do Centro Educativo de Fão e a intenção de candidatar ao QREN, até final do ano, mais dois centros educativos. Até ao final do ano prevê-se também avançar com a execução da maior parte dos projectos do programa URBI-Esposende, “nomeadamente as intervenções de requalificação urbana, a construção do Centro de Segurança Pública, a construção do Parque Empresarial para a deslocalização de micro e pequenas empresas, a ampliação e remodelação do Mercado Municipal, a construção do Parque das Gerações, etc”.
 
Na sessão solene do Dia do Município, que considerou o momento oportuno para analisar e reflectir sobre o concelho e o país, o Presidente da Câmara Municipal manifestou preocupação sobre o futuro do Poder Local. “A verdade, triste verdade, é que ao longo da última década temos vindo a assistir a um ataque cerrado ao Poder Autárquico e a uma campanha de descredibilização daqueles que dedicam grande parte do seu tempo à causa pública e ao desenvolvimento das suas freguesias e dos seus concelhos”, afirmou, criticando a criação de leis, “que condicionaram sobremaneira o trabalho das autarquias e dos autarcas”, de que são exemplo a limitação de mandatos e do endividamento das autarquias, “quando esse endividamento só representa 2% da dívida pública, passando pelos cortes nas transferências financeiras para as Autarquias”.
 
Alertou ainda que “estão na forja novas leis de ataque à autonomia do Poder Local” e lançou o desafio: “querem a regionalização, avancem com a regionalização. Agora não o façam descredibilizando e condicionando o trabalho que, com grande esforço e sacrifício, realizamos nas autarquias”.
 
Na comemoração dos 438 anos do Município e do 17.º aniversário da cidade de Esposende, foram homenageados duas instituições e sete cidadãos, três dos quais a título póstumo, designadamente os bombeiros da corporação de Esposende Pedro Torres, Pedro Sousa e Paulo Lachado, falecidos num acidente de viação em serviço, a 27 de Setembro de 2009.
 
“Queremos homenagear e agradecer a três bombeiros exemplares a sua coragem, a sua determinação, a sua disponibilidade e o entusiasmo com que abraçaram a causa do voluntariado”, referiu João Cepa na entrega da medalha de Mérito Municipal, anunciando a contribuição da Câmara Municipal com 35 mil euros para comparticipar a aquisição da viatura perdida no referido acidente, atendendo a que “o Estado português vergonhosamente só comparticipa com 92 mil euros na aquisição de uma viatura que custará à associação 160 mil euros”.

Com a Medalha de Mérito Municipal foi também distinguido António Martins de Oliveira, o Presidente da Cruz Vermelha de Esposende, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 25 anos nesta Delegação, distinguida com o mesmo Galardão, “pela forma exemplar como tem trabalhado na promoção da solidariedade e dos cuidados de saúde no concelho”.
 
Numa homenagem extensível a todos os ex-combatentes do concelho, foi distinguido, igualmente com a Medalha de Mérito Municipal, o Tenente-Coronel António do Casal Martins, “pela sua dedicação à pátria, pela sua bravura, pela sua dimensão humana e pelas suas qualidades como combatente”.
 
A mesma distinção foi entregue também ao Padre Jaime Cepa Machado, como sinal de “agradecimento e reconhecimento pelos cinquenta anos de vida consagrados ao serviço a Deus, nomeadamente pela dedicação à paróquia de S. Bartolomeu do Mar”, bem como pelo “empenho na preservação e divulgação da História e Cultura locais”.
 
Do mesmo modo, foi distinguido o Padre Manuel Casado Neiva – que em breve irá assumir funções na paróquia de Balasar, Póvoa de Varzim –, “pelos 19 anos de dedicação à paróquia de Apúlia e mais recentemente à paróquia de Rio Tinto”, especialmente pela “grande obra material e espiritual” que realizou.
 
Na comemoração do 25.º aniversário, o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses recebeu a Medalha da Mérito Desportivo “pela dedicação, empenho, persistência e trabalho desenvolvido no fomento do desporto e na formação dos mais jovens”.
 
As cerimónias do Dia do Município incluíram ainda o concerto de José Cid & Big Band, no Largo dos Bombeiros, ao qual se seguiu uma sessão de fogo de artifício na Zona Ribeirinha de Esposende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário