ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 27 de julho de 2010

Peça de Teatro “Dar Voz” promoveu reflexão sobre pobreza e exclusão social


Actores dos diversos grupos de teatro do concelho foram os protagonistas da peça “Dar Voz”, que no passado dia 24 de Julho, foi levada à cena no Auditório Municipal de Esposende e que abordou temáticas relacionadas com a pobreza e exclusão social.
Esta representação aconteceu no âmbito do projecto "10Construir", da Rede Supraconcelhia do Cávado, financiado pelo Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, e foi promovida pela Câmara Municipal de Esposende e Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal.
Este projecto tem como objectivo promover, através do teatro, uma reflexão conjunta sobre vivências de pobreza e de exclusão, inclusive com vista à desconstrução de preconceitos acerca da pobreza e da exclusão social e, por essa via, contribuir para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social.

Com a sala praticamente cheia, os actores, através da utilização de técnicas da dramaturgia, tentaram fazer compreender e procurar alternativas para problemas pessoais e comunitários, estimulando reflexões sobre problemas vividos e explorando histórias do quotidiano, nomeadamente o emprego/desemprego, pobreza envergonhada e discriminação/exclusão social. O resultado foi um espectáculo que cativou a plateia do princípio ao fim, sendo de realçar o empenho e a motivação dos actores, que estiveram ao melhor nível.
Os protagonistas da peça foram elementos dos vários grupos de teatro amador do concelho, nomeadamente do GATA (Grupo de Teatro Amador de Fão), ACARF (Grupo de Teatro da Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães), GATERC (Grupo de Teatro Amador de Esposende e Rio Cávado), que haviam participado numa oficina de teatro, sob a orientação de técnicos do Teatro Oprimido de Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário