ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Município de Esposende criou Manual de Resíduos Industriais


O Município de Esposende disponibiliza aos industriais do concelho um Manual de Resíduos Industriais, com vista a uma melhor gestão dos resíduos produzidos pelo sector industrial concelhio.
O documento, em formato digital, foi elaborado e distribuído em parceria com a Esposende Ambiente, com base nas necessidades constatadas durante a elaboração do estudo Perfil Esposende Investe, que se encontra a ser efectuado pela Autarquia, com vista à caracterização do tecido empresarial do concelho.
Por outro lado, no âmbito do Plano de Sensibilização Ambiental para Comerciantes e Industriais foram realizados diagnósticos ambientais em 2009, onde foram apurados alguns dados sobre os aspectos ambientais mais relevantes inerentes a diversas unidades industriais e associadas necessidades de informação/formação.
Considerando que os sistemas naturais do planeta são limitados para absorver os efeitos do aumento excessivo do consumo, situação que coloca em perigo o desenvolvimento sustentado, torna-se, pois, urgente que as empresas reduzam a produção de resíduos através da minimização dos consumos de matérias-primas, do reaproveitamento dos subprodutos ou aderindo à reciclagem de materiais, permitindo a obtenção de um desempenho ambiental mais equilibrado.
Os esforços para atingir metas que se traduzam numa eficiente gestão dos resíduos urbanos foram sempre prioritários na política ambiental da Câmara Municipal e da Esposende Ambiente, que têm levado a cabo nos últimos anos, através de projectos vários, a implementação de novos serviços para melhorar o desempenho ambiental dos munícipes, associando-se diversas acções de sensibilização ambiental.
Refira-se que o estudo Perfil Esposende Investe pretende conhecer a realidade do tecido empresarial do concelho ao nível das tipologias dominantes, o nível de empregabilidade de cada sector, o número de anos de exercício de actividade, a intenção de investimento e a caracterização do mesmo, e de que forma a Autarquia, como instituição pública, pode contribuir para desenvolver e fomentar uma evolução positiva do sector empresarial do concelho. No decurso da elaboração deste estudo, o contacto presencial com os empresários locais tem sido uma via privilegiada no tratamento de algumas situações que os mesmos pretendem ver solucionadas em colaboração com a Autarquia.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário